A Arquitetura Românica

Arquitetura

A cidade de Aix-la-Chapelle foi escolhida por Carlos Magno para sua residência, após sentir haver consolidação do seu Império. Congregou então artistas de todas as partes para decorar a adornar seus palácios. Aquela cidade tornou-se por isso berço da Arte Românica e assim nasceu este estilo, que foi bastante influenciado pelo romano e pelo Bizantino, embora sofresse também diversas outras influências.

Ao morrer Carlos Magno, e após passar o período de estagnação devido ao seu incompetente sucessor, o novo estilo invadiu e conquistou outros países, evoluindo e melhorando suas criações. A Arte Românica mais tarde foi se confundindo com o Gótico, que nasceu na França e passou à Alemanha.

Da Arte Romana Gaulesa a Arte Românica emprestou as ordens e os arcos. Da Arte Bárbara tirou a cruz gamada e os entrelaços; da Arte Chinesa saíram as cabeças achatadas e os dragões.


(Igreja Românica)

Plano da Igreja Romana

Cobertura abobadada, prolongação das naves laterais, coro extenso, capelas em volta dos santuários, forma de cruz latina. Seus portais eram formados de diversos arcos concêntricos, reentrantes, repousando cada um sobre colunas correspondentes.

Motivos Geométricos – Tabuleiros de xadrez, dentes de serra, biletes, bezantes ou moedas bizantinas e fusos, principais adornos de motivos geométricos.

Motivos Muçulmanos – Da arte muçulmana tiraram muitos elementos, como se vê em edificações feitas na Espanha (Compostela). Na catedral de Puy pode-se ver as arcadas de clavas pretas e brancas como existem em Córdova.

Os principais motivos muçulmanos aproveitados são: fitas de pérola e animais fantásticos, além de arcadas trilobadas.

Cornijas – São vários tipos de capitéis: Capitéis relíquias muito comuns na Normandia, na Renania e na Inglaterra; forma de capitéis com cenas ou figuras históricas. Verdadeiras imitações do Coríntio e do Bizantino.

Escultura – São inspiradas diretamente nos manuscritos e nas miniaturas. Mesmo os Cristos majestosos estão num medalhão oval.

Os Campanários – Há também extrema variedade de campanários.

Estilo Românico Anglo-Normando

Nesta arte, os planos de Igrejas são de grande amplitude. O plano Beneditino tem um vasto coro e um transept muito saliente com duas absidíolas.

Após o séc. XII muitas igrejas começaram a ter abóbadas góticas.

Uma faceta da escola anglo-normanda é a galeria de circulação da nave à altura das janelas altas, ficando o arco do meio mais elevado.

Estilo Românico Espanhol

Foi fortemente influenciado pela arquitetura mourisca, da qual se podem notar muitos traços.

Estilo Românico Francês

Tanto nas províncias da França como nas de Auvergne houve sensível desenvolvimento. A grande catedral de Notre-Dame-la-Grande, de Portou, é um dos mais belos exemplos da arte Românica, a escola de Provença, a de Borgonha, de Périgord e de Charentes.

Estilo Românico na Itália

A maior parte das igrejas deste estilo na Itália tem os mesmos caracteres da Alemanha; os mesmos portais com colunas assentadas sobre leões, as mesmas galerias exteriores de circulação, enfim, os mesmos planos.

Estilo Românico Alemão

Neste estilo é freqüente o plano dos braços do trasept serem circulares assim também como a absida. Nos pilares grossos e finos provenientes das naves laterais, há alterância. Em volta das absidas existe uma galeria de circulação. Ainda na Alemanha observam-se as primeiras construções em tijolos cozidos da arquitetura românica.