Rio Gastronomia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Ingressos começam a ser vendidos nesta segunda.

Pode ir se preparando porque a época mais gostosa do ano está chegando. Entre os dias 17 e 19 e 23 e 26 de agosto, a 8ª edição do Rio Gastronomia volta aos Armazéns 3 e 4 do Píer Mauá, no Centro, para duas semanas temperadas com degustações de restaurantes premiados, encontros com chefs, aulas e feiras de sabores e de cachaça. Os ingressos para essa fantástica fábrica de delícias começam a ser vendidos nesta segunda-feira, exclusivamente pelo site oficial do evento: riogastronomia.com.

O Rio Gastronomia é uma realização O GLOBO, com patrocínio master de Santander e patrocínio de Pão de Açúcar, Stella Artois e Sebrae. O evento tem ainda o apoio de CEG Gás Natural Fenosa, Azeite Andorinha, Air France, Toalhas e guardanapos Coquetel, Amázzoni Gin, e Orfeu como Café Oficial e parceria com Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio).

Este ano, o maior evento do gênero no país — somente na última edição, 50 mil pessoas passaram pelos armazéns — terá como tema “Momentos à la carte”. Os pavilhões serão divididos em espaços para o público poder escolher. A ambientação vai conduzir os comensais para instantes customizados, como o momento cozinha, para aprender com os chefs; momento rua, para fazer um tour pelas delícias da cidade sem sair do píer; momento feira, no qual será possível descobrir e comprar produtos do interior do estado, inclusive cachaças; momento amor, para dividir instantes especiais em quiosques de restaurantes badalados com a cara-metade; e o momento viagem, com experiências sensoriais que vão fazer qualquer um viajar por lugares diferentes.

— Para mim, o evento é muito além da gastronomia. É uma forma de aproximar o grande público dos chefs e de seus restaurantes — diz Pedro de Artagão, que, além de estar presente com quiosque do Irajá Gastrô, dará uma aula sobre comidas que dispensam talheres. — Não é por ser um bocado comido com as mãos que é uma comida menor, que não é digna de um restaurante bacana ou de assinatura. É uma forma de conhecer melhor a cozinha do chef, e trabalhamos com essa linha nos nossos restaurantes.

  • AULAS: INSCRIÇÕES FEITAS NO DIA

Sucesso absoluto nas edições anteriores, as aulas, bate-papos e degustações com grandes chefs têm novidades este ano. Agora, as inscrições para os encontros — que acontecem em dois auditórios e que antes eram feitas na hora da compra do ingresso — serão feitas presencialmente nos dias do evento, uma hora antes de cada atividade.

Entre os grandes nomes da gastronomia, dois são de fora do país: a colombiana Leonor Espinoza, do Leo (em Bogotá), eleita melhor chef da América Latina 2018 no ranking do “50 Best,” e o chileno Rodolfo Guzmán, do Boragó (em Lima), cozinheiro responsável pelo 42º restaurante da lista. Diretamente de Salvador, Fabricio Lemos, do Origens, virá para ensinar os segredos da cozinha contemporânea do Nordeste. Radicado no Rio, o chef uruguaio Esteban Mateu, do Térèze, vai falar sobre a cozinha latina contemporânea e os alimentos que unem os países do continente.

— Existem ingredientes do nosso dia a dia que estão presentes em diferentes países, como o milho, por exemplo — diz o chef, que trabalha com intercessões de sabores latinos. — A banana-da-terra também, tão brasileira, está presente no Peru, no Chile, no México.

A lista de cozinheiros renomados que viram professores por um dia tem ainda Claude e Thomas Troisgros, Claude e Ricardo Lapeyre, e o casal Natalie Passos (Naturalie Bistrô) e Alberto Landgraf (Oteque), entre muitos outros (veja a lista completa no box ao lado). Um encontro que promete grandes emoções será o comandado por Zeca Camargo. O apresentador vai lançar um livro sobre a Índia, com histórias de sua visita ao país, e receitas que experimentou por lá. Os sortudos da plateia poderão experimentar algumas.

  • CARDÁPIO PREMIADO

Além das aulas, uma das grandes atrações do evento são os mais de 60 estabelecimentos, entre quiosques de bares e restaurantes, food-trucks e food-bikes com cardápio especial para o Rio Gastronomia. Uma oportunidade única para provar o melhor da culinária carioca com preços mais atraentes. O contemporâneo brasileiro Puro e a pizzaria Ella, de Pedro Siqueira, o espanhol Venga, os pães e doces do Empório Jardim, a casa de carnes Rubaiyat e o português Gruta de Santo Antônio, de Niterói, são alguns dos participantes.

Com um cardápio tão variado, difícil vai ser saber o que escolher.

  • Aulas e bate-papos:

Com encontros acontecendo em dois auditórios, os cozinheiros escolheram temas criativos para este ano, como o aproveitamento máximo do camarão, pelo chef do Olympe, Thomas Troisgros. A família Lapeyre, com Claude e seu filho Ricardo (Laguiole), irá preparar versões clássicas e contemporânea de steak tartar; o casal Nathalie Passos (Naturalie Bistrô) e Alberto Landgraf (Oteque) irá falar sobre a versatilidade das oleaginosas; e o chef Bruno Katz (Nosso) vai ensinar técnicas para fermentar alimentos e bebidas, um dos preparos em voga no momento. A lista também inclui aulas e bate-papos com Cello Camolese e Vik Muniz, Felipe Bronze, Pedro de Artagão, Elia Schramm, Damien Montecer (Hotel Emiliano), Niello Cassese (Cipriani), Samantha Aquim, João Diamante (Fazenda Culinária), Esteban Mateu (Térèze), Luciana Teuner, Ronaldo Canho (Quadrucci), Cecília Aldaz (sommelier), Alexandre Henriques (Gruta de Santo Antônio), Bruno Katz (Nosso Gastrobar), Ludmilla Soeiro (Zuka), Rodrigo Lopes (sommelier de chá), Thiago Massotti (queijeiro do Tocantins), e Zeca Camargo.

  • Quiosques:

A variedade de sabores pelos armazéns vai desde a pizza de bordas crocantes do Ella até pratos mais elaborados do asiático Xian e da casa de carnes Rubaiyat. O restaurante de comida brasileira de Morena Leite, o Capim Santo, será uma das opções do evento. Meza Bar faz parte do time. A lista traz ainda casas como Venga, Irajá, CT, Gero, Puro, Gula Gula, Empório Jardim e Gruta de Santo Antônio.

  • Food-trucks e food-bikes:

Na área externa do Píer, o espaço é tomado por food-trucks e bikes, representando diversos estilos de gastronomia de rua. Estão na lista Cogu Truck, Espírito de Porco, Aconchego Carioca, Ceviche da Fabi, Papajack, Carango, El Cozu, Belga, Truck, Vulcano, Casa das Natas, Tasca do Filho d’Mãe, Koni, Barsa, Fabiana D’Angelo, Dogaria NY e Rebolaqueixo Churros, entre outros.

  • Comida Di Buteco e Sabores da orla:

O vencedor do Comida di Buteco 2018, Boteco do Portuga, e o vencedor da 2ª edição do Prêmio Sabores da Orla participam, um em cada fim de semana.

  • Feiras de sabores:

Uma seleção preciosa de produtores do estado tem espaço garantido nos armazéns. Este ano, fazem parte do elenco Capril De Ville, Dolces Falcão, Queijaria Fazenda Boa Fé, Doçuras da Sueli, Arte em Conserva, Salsicharia Santana, Fumel, A Farofeira , Fazendinha José de Carvalho, Cogu, Sitio Humayta, Apiário Mel do Horto, Café Iranita, Rancho Grande, Armazém Sustentável, Amazzoni Gin, Aliatta, Laticínio Sagrada Famíla, Delícias Gourmet.

  • Feira de cachaças:

Como um dos estados produtores de cachaça de maior relevância no país, nossas branquinhas estarão muito bem representadas por dez alambiques: Cachaça Werneck, cachaça Coqueiro, Cachaça da Quinta, Fazenda Soledade, Cachaça Reserva do Nosco, cachaça Engenho Douro, Cachaça Magnífica, Cachaça Barra Velha, Cachaça Tellura e Engenho São Miguel.

  • Polos gastronômicos:

De 20 de julho a 15 de agosto, mais de 100 restaurantes de 12 polos gastronômicos, como os de Botafogo, Tijuca e Vargem Grande, irão oferecer pratos inspirados no evento.

 

 

 

Fonte: O Globo 

Tags: Rio de Janeiro, Rio Gastronomia, Gastronomia, 2018

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1097-apple-e-malala-fund-se-juntam-na-educacao-de-garotas-no-brasil
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1095-menino-brasileiro-faz-pedido-a-onu