Banner `Pitágoras topo

John Dewey

 Dewey, professor de 1904 a 1931 na Universidade de Colúmbia em Nova York, é um dos representantes mais John Deweysignificativos do pragmatismo norte-americano. Partindo das ciências naturais, do materialismo, do behaviorismo e da experiência prática, concebeu o pensamento como um instrumento para o intercâmbio, definindo, por isso, sua filosofia como instrumentalista. O crescimento e o desenvolvimento são os termos-chave de seu pensamento filosófico, cujo objetivo primordial é a solução das tensões e a melhoria das relações sociais.

Dewey defendeu uma humanização da sociedade capitalista, e sua obra pedagógica Democracia e Educação (1916) foi determinante para o que neste século se evoluiu no sistema educativo norte-americano. Como psicólogo, sustentou a ideia de que todas as formas de relação conduziam basicamente a uma adaptação ao meio (funcionalismo).

 Frases e Pensamentos em Destaque


Os homens nunca usaram totalmente os poderes que possuem para promover o bem, porque esperam que algum poder externo faça o trabalho pelo qual são responsáveis.

Aprender? Certamente mas, primeiro, viver e aprender pela vida, na vida.

Nós só pensamos quando nos defrontamos com um problema.

A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.

A exigência de liberdade é uma exigência de poder.

Mais profunda das solicitações na natureza humana é o desejo de ser importante.

 

 

 

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/filosofia/104-filosofos/523-diderot
  • /index.php/salas/filosofia/104-filosofos/521-derrida