Banner `Pitágoras topo

Sun Tzu

Descrição do general Sun TzuSun Tzu (544 – 496 A.C.), é considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, é o autor de A Arte da Guerra, famoso livro chinês sobre tácticas militares, traduzido ao idioma português por Caio Fernando Abreu e Miriam Paglia. Sun Tzu também foi um dos primeiros realistas no campo das ciências políticas.

A única fonte que sobreviveu até aos nossos dias sobre a vida de Sun Tzu foi escrita no século II a.C. pelo historiador Ssu-ma Ch'ien, que o descreve como tendo sido um general que viveu no estado de Wu no século VI a.C.. No entanto a biografia não é coerente com outras fontes sobre o período, e tudo leva a crer que o livro teria sido escrito entre 400 a.C. e 320 a.C..

Não existe uma biografia linear de Sun Tzu, com início, meio e fim. O que existe são concisas narrações de alguns fatos de sua vida.

Apesar das especulações sobre a sua vida e existência, a sua obra A arte da Guerra é considerada de grande importância nos escritos militares e estratégicos de toda a história da humanidade. Segundo os especialistas, apenas Carl von Clausewitz se pode comparar, embora A Arte da Guerra seja mais acessível à leitura. Mais do que um livro militar, A Arte da Guerra é considerado um livro filosófico.

ImprimirEmail

  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/148-kenneth-martin-follett
  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/123-george-orwell