José de Anchieta

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

José de Anchieta, padre jesuíta, poeta e dramaturgo, nasceu na ilha de Tenerife (arquipélago das Canárias, Espanha) e faleceu em Reritiba, atual Anchieta, no Estado do Espírito Santo.

 Chegou ao Brasil com Duarte da Costa, segundo governador-geral, para trabalhar com o padre Manuel da Nóbrega. Participou da fundação das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Teve papel de destaque na administração jesuítica no Brasil, chegando a provincial da Companhia, cargo que exerceu de 1578 a 1585.

 Sua obra representa parte da melhor produção do Quinhentismo brasileiro. Escreveu poesia religiosa, poesia épica (em louvor às ações do terceiro governador-geral, Mem de Sá), além de crônica histórica e uma gramática do tupi mais falado na costa do Brasil. Foi autor, também, de peças teatrais para educação espiritual dos colonos e catequese dos índios, adaptando o teatro religioso medieval às condições brasileiras e revelando influência de Gil Vicente.

 Escreveu cartas (aos dirigentes de Portugal), informações, sermões, poemas e autos didáticos, entre os quais se destaca Na Festa de São Lourenço, primeira encenação em 1583. José de Anchieta teve grande liderança espiritual em seu tempo e é chamado de "Apóstolo do Brasil". Foi beatificado em 1997 pelo papa João Paulo II, estando em andamento seu processo de canonização.

Imprimir Email

  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/237-pero-vaz-de-caminha
  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/235-gabriel-soares-de-souza