Estação da Luz tem Três Dias de Programação Cultural no Dia da Língua Portuguesa

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Shows, poesia, exposições e oficinas gratuitas serão oferecidos desta quinta até sábado.

Estação da Luz e Museu da Língua Portuguesa (Foto: Fabio Tito/G1)

O Dia Internacional da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de maio, será celebrado com três dias de educação e cultura na Estação da Luz, no Centro de São Paulo, com shows de música, apresentação de ‘slam’ (poesia falada), exposições, contação de histórias e oficinas (ver agenda completa abaixo), que unem tecnologia e múltiplas linguagens artísticas..

A programação cultural, gratuita e aberta ao público, desta quinta (3) até sábado (5), parte da pergunta 'Qual é a sua língua portuguesa?' para percorrer a riqueza de sotaques e influências deste idioma: elo que ao mesmo tempo une e torna singulares os nove países onde a língua portuguesa é falada (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). A iniciativa é parte das ações culturais e educativas do Museu da Língua Portuguesa, atualmente em reconstrução.

Sob os temas “Escritoras contam a história da língua portuguesa”, “A palavra como imagem”, “Poesia falada” e “O som das palavras”, a programação inclui, por exemplo, um show da cantora e percussionista moçambicana Lenna Bahule e uma performance da dupla de artistas audiovisuais VJ Suave, em que triciclos adaptados serão utilizados para projeções nas paredes da estação.

Já a atriz Andi Rubinstein vai contar histórias de mulheres escritoras de Moçambique, do Brasil e Portugal. Nessa mistura, o sarau de slammers, com curadoria da artista Roberta Estrela D’Alva, traz os sotaques das periferias, enquanto o show do grupo de rappers indígenas Bro MC’s une português e guarani.

A celebração do Dia Internacional da Língua Portuguesa é uma realização da Fundação Roberto Marinho e do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da EDP, Grupo Globo e Itaú Cultural.

O Museu da Língua Portuguesa foi atingido por um incêndio em dezembro de 2015 e atualmente está em reconstrução. Já foi concluída a etapa de restauro das fachadas e esquadrias. Atualmente, está em curso a reconstrução da cobertura do edifício e, em seguida, será iniciada a obra do interior do prédio. Por fim, terá início a instalação da museografia. A previsão de reabertura é no segundo semestre de 2019.

A performance Suaveciclo, que utiliza triciclos audiovisuais adaptados com projetor, computador, caixas de som e baterias Foto: Divulgação

Dia Internacional da Língua Portuguesa

  • 3, 4 e 5 de maio de 2017
  • Estação da Luz (Praça da Luz, 1)
  • Grátis

Confira a programação completa do Dia Internacional da Língua Portuguesa. A data é oficialmente comemorada no dia 5 de maio, mas na Estação da Luz - endereço do Museu da Língua Portuguesa (fechado para obras desde 2016 por conta de um incêncio, em 2015) - ela dura três dias.

 

DIA 3, QUINTA-FEIRA

  • 10h – Oficina de construção e customização de maquetes

A partir da construção de maquetes da Estação da Luz, a oficina valoriza a apropriação do patrimônio, incentivando a sua preservação.

  • 12h – Literatura – Narração de história

A atriz e contadora de histórias Andi Rubinstein narra obras de três três autoras (uma portuguesa, uma moçambicana e uma brasileira que escreveu um conto indígena)

  • 14h – Oficina: A palavra como imagem

A oficina se dedica a refletir artisticamente e poeticamente o cotidiano urbano, criando produtos visuais que unem imagem e palavra com técnicas gráficas como estêncil, carimbo e xilogravura aplicadas em papel ou tecido.

  • 17h – Poesia Falada - Zap!Slam - Zona Autônoma da Palavra

Roberta Estrela D’Alva e o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos trazem poetas convidados para uma eletrizante batalha de poesia falada. Haverá inclusive a apresentação de poemas em libras.

  • Artes Visuais – Projeções: Suaveciclo – VJ Suave

Suaveciclo é uma performance que utiliza triciclos audiovisuais adaptados com projetor, computador, caixas de som e baterias. Eles são usados como suporte para que personagens ganhem vida e percorram o espaço aberto, iluminando as paredes em grande escala.

  • 18h – O som das palavras - Show: Lenna Bahule e João Taubkin

Lenna Bahule (voz/ percussão) João Taubkin (voz/baixo) apresentam show com repertório essencialmente autoral, que através da música constrói uma ponte imaginária entre dois países irmãos: Brasil e Moçambique.

DIA 4, SEXTA-FEIRA

  • 10h – Oficina de construção e customização de maquetes

A partir da construção de maquetes da Estação da Luz, a oficina valoriza a apropriação do patrimônio, incentivando a sua preservação.

  • 12h – Literatura – Narração de história

A atriz e contadora de histórias Andi Rubinstein narra obras de três escritoras de língua portuguesa.

  • 14h – Oficina: A palavra como imagem

A oficina se dedica a refletir artisticamente e poeticamente o cotidiano urbano, criando produtos visuais que unem imagem e palavra com técnicas gráficas como stencil, carimbo e xilogravura aplicadas em papel ou tecido.

  • 17h – Disco Aula – DJ Eugênio Lima

Em sua disco-aula, Eugênio Lima convida para uma viagem musical através do hip hop, trazendo um panorama da produção e suas influências.

  • 18h – O som das palavras - Show: Bro MC’s

Primeiro grupo de rap indígena, com composições que misturam português e guarani.

DIA 5, SÁBADO

  • 10h – Oficina de construção e customização de maquetes

A partir da construção de maquetes da Estação da Luz, a oficina valoriza a apropriação do patrimônio, incentivando a sua preservação.

  • 12h – Literatura – Narração de história

A atriz e contadora de histórias Andi Rubinstein narra obras de três escritoras de língua portuguesa.

  • 13h – O som das palavras - Show: Peneira e Sonhador

Os repentistas Peneira e Sonhador são vistos diariamente no centro de São Paulo em grandes rodas de curiosos e transeuntes, atraídos pelos seus versos ligeiros e provocadores. São 20 anos de exercício poético pelas ruas alimentando a tradição oral da literatura de cordel.

Tags: Estação da Luz, Programação Cultural, Dia da Língua Portuguesa

Imprimir