Rio +60: 1° Edição no Rio de Janeiro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Evento voltado para o envelhecimento ativo contará com palestras, oficinas, exposição e serviços gratuitos.

Resultado de imagem para rio +60

A arte de viver bem e envelhecer ativamente é o tema principal da 1ª edição do Rio +60, evento voltado para aqueles que se preocupam com o próprio bem-estar, de amigos e familiares, e que buscam orientações e iniciativas para viver mais e melhor. O Rio +60 será realizado neste sábado (04.08), das 9h às 18h30, no Centro Cultural João XII, em Botafogo.

Realizado pelo portal Curso da Vida, o Rio +60 contará com ampla programação, que inclui palestras, oficinas e serviços gratuitos durante todo o sábado. Os participantes terão acesso a renomados profissionais da área de saúde, bem-estar, empreendedorismo, alimentação, tecnologia e turismo. Entre os serviços gratuitos oferecidos está a avaliação de equilíbrio, triagem auditiva, aferição de pressão, glicemia capilar e orientações sobre prevenção de acidentes e doenças. Massagem e oficinas de maquiagem também serão oferecidas. O evento contará, ainda, com uma feira de produtos e serviços voltados ao público sênior.

“Os avanços na medicina, o aumento na expectativa de vida e a globalização vieram para desvincular a terceira idade da ideia de recolhimento e improdutividade. A transformação da pirâmide etária brasileira mostra que o Brasil vive uma fase de transição para, nas próximas décadas, transformar-se em um país prioritariamente idoso. O Rio +60 vem abrir um canal para conscientização e esclarecimentos sobre as opções mais adequadas para quem busca vivenciar uma maturidade saudável e produtiva”, explica uma das realizadoras, Leila Victor.

Leila Victor e Wanessa Nemer (foto: Paula Medeiros)Leila Victor e Wanessa Nemer

A grade de palestras contará com importantes nomes das áreas de saúde, espiritualidade e bem-estar, como a Dra. Tânia Guerreiro, geriatra e criadora da Oficina da Memória, que apresentará o painel sobre o tema. A Dra. Márcia Tornavoi, nutróloga e homeopata, e a nutricionista Laura Quaresma irão comentar sobre alimentação saudável. Os cuidados com o corpo serão abordados pelas especialistas Ligia Azevedo e Lia Resende. Já o tema Espiritualidade será tratado pela professora Amélia Lacombe e pelo estudioso Luciano Villanova. As médicas e especialistas Cláudia Burla e Ligia Py abordarão a finitude da vida. O encerramento das palestras ficará a cargo da Dra. Ana Cristina Canêdo, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do RJ – SBGG.

A importante questão sobre o mercado de trabalho, educação e finanças também será debatido durante as palestras, que contarão com executivos do Sebrae, PUC-Rio, CP4 Cursos no Exterior e RJ Investimentos.

“Estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que os trabalhadores seniores estão retardando a saída ou retornando ao mercado de trabalho. Entre os motivos, está a expectativa de vida ampliada, a necessidade de garantir a renda familiar e a falta de planejamento financeiro adequado”, explica Wanessa Nemer, responsável também pela realização do evento.

Dentro desta temática, o Sebrae RJ vai oferecer oficinas sobre Empreendedorismo e Novas Tecnologias. O público sênior poderá se atualizar durante os laboratórios de Marketing Digital, Comércio Eletrônico, Empreendimento Individual, Inovação e Oportunidades.

Oficinas que promovem a consciência corporal e enérgica também serão realizadas simultaneamente às palestras. Sonia Joppert vai ministrar a aula de cantoterapia; Dança com Silva Pinheiro; A arteterapia ficara à cargo do Bruno Boisson; Yoga com Cristina Bustamente; e meditação com o grupo Arte de Viver. O mercado de viagem e turismo será abordado por Helena Nader, da Dantur Turismo.

Os projetos Inca Voluntários, Médico Sem Fronteiras e a SUIPA estarão presentes em um espaço dedicado à divulgação de iniciativas solidárias e de voluntariado.

As O Rio +60 é uma realização do Portal Curso da Vida, com patrocínio da Dantur Turismo e apoio do Sebrae RJ e do Movimento Logenvidade.

Rio +60

Data: 4 de agosto de 2018 (sábado)

Hora: 9h às 18:30h

Local: Centro Cultural João XXIII – Rua Bambina, 115 – Botafogo

Informações: 21 98103-7304

Facebook: www.facebook.com/Riomais60

Inscrições: https://riomais60.eventbrite.com.br/

Instagram: @riomais60

 

Fonte: Sopa Cultural

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1108-exposicao-queermuseu-tem-reabertura-no-rio
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1106-ponto-cine