Dia do Imigrante

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Feira em Brasília celebra cultura de outros países.

Evento quer fortalecer laços entre brasilienses e estrangeiros. Programação começa nesta terça-feira, no Conic; entrada é um 1 quilo de alimento ou item de higiene.

Para marcar o Dia do Imigrante – lembrado nesta terça-feira (25) – Organizações da Sociedade Civil (ONGs) promovem uma feira de artesanato, arte e cultura em Brasília. O evento é aberto ao público e ocorre no Conic.

A programação começa às 14h com a mostra "Compartilhando saberes". No local, imigrantes e refugiados vão declamar poesias e narrar contos tradicionais de seus países.

Às 16h, será a vez dos expositores mostrarem os temperos e sabores da culinária tradicional de cada país. Já, às 17h, a mostra "Compartilhando compromissos" fará um ato público com debate entre representantes de governos e de ONGs que recebem refugiados no Brasil e no mundo.

No fim do dia, às 17h50, está prevista a "Ciranda do mundo". Como parte da programação, estrangeiros que vivem em Brasília vão convidar os visitantes a participar de uma dança coletiva para "celebrar a solidariedade humana e o direito de migrar", dizem os organizadores.

A entrada é gratuita, mas é sugerido levar 1 quilo de alimento não perecível ou itens de higiene. Os produtos arrecadados vão ser doados a imigrantes e refugiados atendidos pela Cáritas Brasileira e pelo Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH).

Dia do Imigrante

O dia 25 de junho foi instituído como o Dia do Imigrante em 1957, por meio de um decreto emitido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A data foi escolhida por ser o fim das celebrações da semana da Imigração Japonesa, comemorada a partir de 18 de junho.

Programe-se!

Feira de cultura, arte e gastronomia em celebração ao Dia do Imigrante

  • Data: 25 de junho
  • Horário: 14h às 18h
  • Local: Edifício Darcy Ribeiro, no Conic (acesso pelo Boulevard Center)
  • De graça

 

Fonte: G1

Tags: Dia do Imigrante

Imprimir