Feira cultural no Rio de Janeiro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Belezas e cultura de Santarém ganham destaque em Feira Cultural no Rio de Janeiro

Com a temática 'Brasilidade', alunos do 5º ano de Escola Municipal na baixada fluminense (RJ) vão expor peças artesanais, vídeos, músicas e fotos.

Feira cultural no Rio de Janeiro terá como tema as belezas e a cultura de Santarém, no Oeste do Pará. Com a temática “Brasilidade”, alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Ângelo Leone, da cidade de Belford Roxo (Baixada Fluminense), vão expor peças artesanais, vídeos, músicas e fotos que representam a Pérola do Tapajós. A feira será realizada na própria escola nesta quinta-feira (29).

Sairé, maior manifestação cultural o oeste do Pará — Foto: Adonias Silva/G1/Arquivo

Os materiais expostos foram concedidos através de apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), de Santarém.

Professor de disciplinas integradas da área de Ciências Humanas e coordenador da atividade, Anderson Inácio da Silva mostrou fotos e vídeos de municípios paraenses aos estudantes para a escolha da cidade representante do estado do Pará.

"Exibi vários municípios, mas quando surgiu nas imagens o Encontro das Águas, o Centro Cultural João Fona, a Ilha do Amor e a Festa do Sairé na Vila de Alter do Chão, os aplausos e a euforia ecoaram na sala. Busquei o site da Prefeitura de Santarém e fiz contato com a assessoria de comunicação da Semc para nos apoiar com o envio de alguns materiais e obtivemos retorno imediato. Ficamos imensamente gratos com a contribuição", contou Anderson.

O secretário de Cultura de Santarém, Luís Alberto Figueira (Pixica) parabenizou a proposta da escola de destacar as culturas brasileiras, em especial a paraense. Segundo ele, a gestão municipal fica honrada por compartilhar aspectos da cultura santarena com outros estados brasileiros, na cidade ou pelas mídias e materiais enviados.

"Atendemos o pedido de apoio do Rio de Janeiro com o envio de livros, uma réplica de cerâmica, o molde do Muiraquitã, doação da artesã Nete Sousa, uma peça doada pela artesã Merabe Araújo, um folder explicativo de lugares paradisíacos de Santarém, da pasta do Turismo, porta-canetas, fotos, músicas de carimbó e vídeos", informou Pixica.

A turma que vencer o quesito originalidade da feira vai ganhar como premiação um passeio ao museu Aeroespacial na cidade do Rio de Janeiro.

Tags: Feira cultural no Rio de Janeiro

Imprimir