Retrato de Jesus de 1.500 Anos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Encontrado retrato completamente diferente de Jesus de 1.500 anos.

Em uma parede da igreja meio destruída, na aldeia bizantina de Shivta, arqueólogos israelenses descobriram o retrato de Jesus Cristo que se distingue significativamente da concepção cristã tradicional, comunicou a revista Antiquity.

A imagem outrora desconhecida mostra o rosto de um jovem sem barba, com cabelo encaracolado e rosto e nariz alongados, enquanto que a concepção ocidental retrata Jesus com cabelos longos. A obra artística fazia parte de uma grande parede, já que perto da representação de Jesus estava desenhado outro rosto cercado com auréola.

A idade exata da obra ainda é desconhecida, embora Shivta tenha sido fundada no século II. Historiadores supõem que a imagem tenha 1.500 anos. Outra pintura de Jesus nas mesmas ruínas, descoberta anteriormente, simbolizava a transfiguração, mas não mostrava sua face.

A versão é confirmada pelo fato de que cenas de batismo fazem parte da arte paleocristã e bizantina, comunicou a revista. Os pintores daquele tempo tradicionalmente pintavam a figura de João Batista maior do que a de Cristo.

Segundo os pesquisadores, a iconografia de Jesus Cristo era amplamente espalhada no Egito e Levante (uma grande área do Oriente Médio que incluía a Síria e Palestina), mas desapareceu da arte do Império Bizantino tardio. Sabe-se que, no início do século VI, autores religiosos discutiram a aparência de Jesus. O retrato encontrado, provavelmente, remonta-se a esses tempos.

Tags: Retrato de Jesus de 1.500 Anos

Imprimir