Os 5 Países Mestres em Educação Superior

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Estudo do Fórum Econômico Mundial apontou os países que têm excelência em suas faculdades e treinamentos.

Lição de casa bem feita

 Pensando em estudar fora? O Relatório de Competitividade Global 2012-2013, produzido pelo Fórum Econômico Mundial, pode ser uma boa fonte para escolher o país de destino. 



O documento, divulgado nesta semana, avaliou a percepção sobre uma série de critérios em cada um dos países pesquisados. Um dos pontos analisados foi educação superior e treinamento. Assim como nos outros critérios, foi atribuída uma nota que poderia alcançar, no máximo, sete. Com isso, foi possível colocar os países em um ranking a cada critério.

Quando o assunto é educação superior e treinamentos, a nação que melhor se saiu foi a Finlândia, que aparece inclusive no Top 5 geral de competitividade. Considerando apenas esse critério, o Brasil amargaria o 66º lugar, com 4,27 pontos.

 

1 – Finlândia

Nota: 6,18

 Além de ser exemplar em educação superior e ensino profissionalizante, a Finlândia figurou também em primeiro lugar no critério educação primária (medido junto com saúde). O relatório aponta que os resultados vêm com décadas de foco em educação. Além disso, afirma o documento, o investimento no setor cria uma força de trabalho com as habilidades necessárias para lidar com um mundo em transformação e cria também uma base para um alto nível de tecnologia e inovação no país.

2 – Cingapura

Nota: 5,93

 O relatório afirma que o país tem uma muita atenção voltada para educação, o que levou as notas nesse critério a uma melhora recente. Esse esforço proporciona aos moradores do país habilidade para lidar com as mudanças muito dinâmicas da economia global, apontou o estudo.

3 – Suíça

Nota: 5,9

Na Suíça, aponta o relatório, existe uma forte cultura de pesquisa e de colaboração entre o mundo acadêmico e o empresarial. A inovação no país também permite boas oportunidades de treinamento profissional dentro das empresas.

4 – Bélgica

Nota: 5,81

A Bélgica é outro país que, além de ir bem no quesito educação superior e ensino profissionalizante, marcou boas notas em educação primária (critério medido ao lado de saúde), e ficou em segundo lugar nesse outro ponto.

5 – Alemanha

Nota: 5,80

Tem grandes recursos para educação e trata seus estudantes, como pérolas para o futuro do país.

 

Fonte: Exame

 

 

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/809-o-grande-estresse-da-geracao-y
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/807-sessao-cessao-e-secao-quando-usar