“Leis inúteis enfraquecem as leis necessárias” – Montesquieu

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 “Leis inúteis enfraquecem as leis necessárias” – Montesquieu

O mundo está passando por tempos de protestos contra e a favor de leis relacionadas ao aborto, ao casamento gay, a prostituição e a outros assuntos polêmicos. Isso porque muitos países discutem a reformulação de suas constituições para abarcar o surgimento de direitos cada vez mais iguais entre todos os homens e mulheres.


É provável que Charles de Montesquieu nem imaginasse que um dia esses debates aconteceriam, mas no livro O Espírito das Leis, de 1748, o político e filósofo francês registrou teorias sobre a política e os sistemas de governo que cabem muito bem no contexto atual. Seus pensamentos, aliás, foram fundamentais para a criação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento-símbolo da Revolução Francesa de 1789. Montesquieu foi, também, pai da teoria da separação do Estado em três poderes que é usada ainda hoje em muitos países, inclusive no Brasil. Ou seja, ele não era pouca coisa.

Curiosamente, Montesquieu era nobre – barão, para ser mais exato -, mas isso não o impediu de criticar e satirizar a monarquia e o clero. Seu círculo de amizades incluía um pessoal bem distante da corte, como escritores e pensadores avessos às tradições em vigor: ele participou da Enciclopédia de Diderot e D’Alembert, por exemplo.

Quando morreu, em 1755, o iluminista tinha uma longa lista de obras que abordavam desde a fisiologia humana ao movimento das marés. Praticamente uma enciclopédia humana.

 

Fonte: Super Interessante

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/926-as-equacoes-mais-importantes-da-historia
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/924-estudantes-da-rede-publica-terao-livro-digital-em-2015