Ler um Livro pode ser Tão Bom Quanto Sexo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Você está imerso no mundo do personagem de um livro, quando descobre que ele tem prosopagnosia. E só vai entender o que isso significa algumas frases depois: ele não consegue reconhecer o rosto de ninguém. Nem o dele mesmo. Ao aprender essa nova palavra seu cérebro despertou as mesmas áreas de prazer que ativa durante o sexo. É por isso que ler pode ser tão prazeroso quanto uma noitada de sexo.

Foi essa a descoberta de pesquisadores alemães e espanhóis. Eles pediram a 36 adultos para ler um texto cheio de palavras possivelmente desconhecidas, enquanto tinham seus cérebros escaneados. E perceberam que ao aprender palavras novas, o cérebro desses voluntários aumentava as atividades na região do corpo estriado, associada ao sistema de recompensa. É a mesma área ativada quando comemos, fazemos sexo ou usamos drogas.

 

Segundo a pesquisa, desenvolver a capacidade de linguagem aumentou as chances de sobrevivência do homem no mundo selvagem. Era mais fácil formar grupos e se unir contra as ameaças quando a comunicação fluía bem. E por isso o cérebro deu uma força ativando as áreas de prazer. 

 

Vai dizer que você não sabia como ler é prazeroso?

 

 

 

Fonte: Super Interessante

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1000-editora-publicara-livros-de-bruno-borges
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/998-7-sites-para-aprender-a-programar-de-graca