6 Animação que Mudaram a História

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em outubro de 1892 foi registrada a primeira exibição de imagens animadas do mundo

A história da animação remonta ao período das cavernas, com registros de desenhos de animais com mais patas do que realmente tinham, uma tentativa de mostrar o movimento, que podia ser observado com a passagem de uma tocha. Foi principalmente com o avanço do cinema e da televisão, porém, que ela foi ficando mais sofisticada.

No dia 28 de outubro de 1892, em Paris, Émile Reynaud exibiu o filme Pauvre Pierrot em seu teatro óptico. Em 2002, a Associação Internacional do Filme de Animação resolveu homenageá-lo e estabeleceu a data como o Dia Internacional da Animação, comemorado em mais de 40 países, entre eles o Brasil. Veja os filmes que mudaram a história da animação:

 

Pauvre Pierrot (1892)

O primeiro da lista, é claro, é o curta de Émile Reynaud. Com 500 imagens pintadas individualmente, tem cerca de 15 minutos, e é um pequeno esquete sobre a clássica história do triângulo amoroso entre o palhaço Pierrot, Colombina e Arlequim. Não existem cópias, pois Reynaud jogou os originais no Rio Sena, mas há reconstituições como esta.

 

Fantasmagorie (1908)

Outro francês, Émile Cohl, lançou o primeiro curta-metragem animado projetado por um projetor de cinema moderno. Assim como Reynaud, desenhou todas as imagens, mas ao contrário dele,  filmou todo o processo — em alguns frames é possível inclusive ver as mãos do criador da história. A narrativa é simplória e consiste basicamente de um boneco que se desloca e encontra diferentes tipos de objetos.

 

Willie do Barco a Vapor (1928)

Walt Disney é talvez um dos nomes mais lembrados quando o assunto é animação. Terceiro a estrelar o maior personagem da Disney, Mickey Mouse, foi o primeiro curtacom som sincronizado feito pelos estúdios e conta as peripécias de Mickey como ajudante de um navio a vapor. Embora outros estúdios tenham feitos outros filmes com som antes, nenhum chegou perto do sucesso que Willie do Barco a Vapor teve.

 

A Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

O clássico desenho da Disney não só é um marco para a história da animação, mas para a do cinema como um todo. Quando foi lançado, teve a maior bilheteria de um filme com som, e foi também o primeiro longa de animação colorido. É considerado pelo Instituto de Cinema Americano (American Film Institute) o maior filme de animação americano de todos os tempos e, em 1989, foi selecionado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para ser preservado pelo Registro Nacional de Filmes (National Film Registry).

 

Uma Cilada Para Roger Rabbit (1988)

Com produção executiva de Steven Spielberg, foi o primeiro longa metragem a combinar o live action com animação. O orçamento, inicialmente previsto para US$ 30 milhões (mas que chegou a US$ 50 milhões na pós-produção), foi o maior aprovado para um filme de animação até então. A história de um detetive particular capturado em um mistério que envolve um coelho ganhou quatro estatuetas do Oscar em 1989: efeitos visuais, som, efeitos sonoros e edição.

 

Toy Story (1995)

Além de ser o primeiro filme de animação feito inteiramente com computação gráfica, a produção da Pixar praticamente criou um novo modo de fazer animação levando em consideração a nova tecnologia. Depois da história de Woody e Buzz Lightyear, o mundo da animação viu que realmente pode ir ao infinito e além (com o perdão do trocadilho).

 

Imprimir