A Invenção da Cafeteira

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Um dos maiores aliados do preparo do café é a cafeteira. Poucos sabem, mas ela foi inventada no século XIX, mais exatamente no ano de 1802.


O dono da ideia foi o farmacêutico francês François-Antoine Descroisilles. Ele construiu o aparelho – que foi batizado de caféolette – com dois recipientes sobrepostos e separados por um filtro.

Poucos anos depois da invenção da caféolette, também na França, o químico Antoine-Alexis Cadet de Vaux apresentou ao mundo a cafeteira de porcelana. Os materiais utilizados por ele eram de melhor qualidade do aparelho criado por seu compatriota Descroisilles.

Em 1822, o protótipo da máquina de café expresso surgiu também em território francês. Ela chegou a ser apresentada na Feira Mundial, sediada em Paris, em 1855, mas apenas na Itália que ela saiu do papel.

O responsável pela popularização da máquina de café espresso foi o milanês Achille Gaggia. Em 1938, ele patenteou uma inovadora máquina de café sem vapor. Apenas em 1949 ele lançou o aparelho para o uso em diversas cafeterias do mundo.

A tecnologia permite que as cafeteiras fabricadas nos dias de hoje tenha um melhor desempenho e velocidade, muitas das cafeteiras fabricadas hoje em dia começa a coar o café no mesmo momento em que ligue. O que mais impressiona na cafeteira e a praticidade, assim como as panelas elétricas não é necessário que você fique a todo momento olhando o café porque ele faz tudo sozinha, basta você colocar a água no local ideal e o pó e ligar a cafeteira sendo assim fica muito mais fácil e divertido fazer um café.

Além de sua maior durabilidade (sem risco de corrosão ou rachaduras), as jarras de aço inoxidável comparadas a outros tipos de materiais, conseguem aguentar melhor temperaturas elevadas e o choque térmico. As cafeteiras feitas inox são capazes de realçar o sabor do café, impedindo o processo de oxidação depois que o mesmo está pronto.  Ademais, o café pode ser mantido aquecido por mais tempo em jarras de inox.

Tags: A Invenção da Cafeteira

Imprimir