A Invenção da Calculadora

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Você consegue imaginar a sua vida sem uma calculadora? Como seria possível fazer cálculos enormes sem o uso dela? Você consegue imaginar os engenheiros, matemáticos etc. tendo de fazer cálculos enormes manualmente?


Resultado de imagem para a invenção da calculadoraAcredita-se que a primeira calculadora da história tenha sido o ábaco, criado pelos chineses no século VI antes de Cristo. O ábaco é composto por fios paralelos e arruelas que deslizam sobre esses fios. No ábaco é possível realizar operações de subtração e adição.

Em 1642 o ábaco sofreu uma grande evolução, ocasionada pelo matemático francês Blaise Pascal. Filho de um cobrador de impostos, com o intuito de ajudar e agilizar o trabalho do pai, Pascal inventou uma máquina automática de cálculos. Sua máquina possuía apenas as operações de subtração e adição.

Passados alguns anos o alemão Gottfried Wilhelm von Leibniz conseguiu, por meio de seus cálculos, projetar uma máquina que fosse capaz de realizar as demais operações. Esse instrumento recebeu o nome de “roda graduada”. Devido seu custo ainda ser bastante elevado, apenas algumas pessoas podiam utilizar esse instrumento.

Com o passar dos tempos, viu-se a necessidade de se ter calculadoras que fossem menores e com um preço mais acessível. Então, em 1947, o austríaco Curt Herzstark desenvolveu o projeto da primeira calculadora mecânica, reduzida ao tamanho de um copo. O desenvolvimento ocorreu enquanto Curt era prisioneiro no campo de concentração nazista. Porém, ele só conseguiu concluir seu projeto quando foi liberto. As vendas de suas calculadoras duraram até 1973, quando surgiram as calculadoras eletrônicas.

Nos dias atuais, as calculadoras, além de executarem operações aritméticas básicas, podem executar funções trigonométricas normais e inversas, além de poderem armazenar dados e instruções em registros de memórias, aproximando-a de computadores menores. Muitas calculadoras utilizam módulos pré-programados e reversíveis de software, com mais de 5 mil instruções.

Tags: A Invenção da Calculadora

Imprimir