A Origem do Youtube

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Estávamos em Fevereiro de 2005.


Resultado de imagem para youtubeNuma garagem na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, três jovens tinham iniciado o desenvolvimento de um site para partilha de vídeos. Estes três jovens, Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim, tinham-se conhecido na empresa onde trabalhavam, a PayPal.

No dia 14 daquele mês registaram o domínio youtube.com e dedicaram-se a criar o website nos meses seguintes.

Ainda em fase de testes, foi feito o primeiro upload de um vídeo no dia 23 de Abril. Esse vídeo mostra Jawed Karim a passear no Jardim Zoológico San Diego. Tem o nome de “Me at the Zoo” e ainda se encontra disponível para visualização.

Em Maio o site passou para a fase pública de testes, estando assim durante seis meses.

Em Novembro de 2005 era oficialmente fundado o Youtube, com a sua sede situada por cima de uma pizzaria, na cidade de San Mateo. Como todas as empresas, o Youtube necessitava de dinheiro para funcionar e teve o apoio financeiro de uma empresa de capital de risco, a Sequoia Capital.

O sucesso foi acima de estrondoso. Apenas oito meses depois, em Julho de 2006, já eram introduzidos no Youtube 65.000 vídeos novos por dia e o site recebia 100 milhões de visitas por dia para visualização de vídeos.

Tal sucesso não passou despercebido e em Outubro de 2006, ou seja menos de um ano após a sua criação oficial, a Google adquiriu o Youtube por 1,65 biliões de dólares, mantendo no entanto o funcionamento da sua estrutura empresarial já existente, incluindo os seus três fundadores.

Actualmente o Youtube existe em 51 línguas diferentes e pode ser utilizado de forma transversal em praticamente todos os dispositivos actuais de media, desde smartphones a televisores, passando por tablets e consolas de jogos como a Xbox360.

A sede do Youtube está localizada em San Bruno, na Califórnia, Estados Unidos.

Curiosidades:

– A ideia da criação do Youtube nasceu da dificuldade com que Hurley e Chen se depararam quando pretenderam partilhar com os amigos uns vídeos que tinham sido feitos num jantar recente, onde todos tinham estado presentes;

– São introduzidos cerca de 60 minutos de novos vídeos no Youtube a cada minuto que passa;

– Em Maio de 2010 foram vistos 14 biliões de vídeos no Youtube;

– O valor de 99% do tráfego no Youtube tem origem em apenas 30% dos vídeos lá existentes;

– Na China o acesso ao Youtube é proibido e está bloqueado em todo o país;

Tags: A Origem do Youtube

Imprimir