Biografia de Henrik Ibsen

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Henrik Ibsen (1828-1906) foi dramaturgo norueguês. Um dos criadores do teatro realista moderno. Criou o "Teatro de ideias".

 

Henrik Ibsen (1828-1906) nasceu na cidade portuária de Skien, Noruega, no dia 20 de março de 1828. Trabalhou como aprendiz de farmacêutico e estudou sozinho para entrar na Universidade. Em 1850, sob o pseudônimo de Brynjolf Bjarme, lança sua primeira peça, "Catilina", inspirada nas revoluções europeias de 1848 e nos escritos do romano Cícero.

 

Henrik Ibsen foi também poeta e diretor teatral. Dirigiu o Teatro de Bergen, segunda cidade mais importante do país. Em 1857, assumiu a direção do Teatro Norueguês de Kristiania (atual Oslo). Em 1858 casou-se com Suzammah Thoresen.

 

Fez grande sucesso com "A Matéria de que se Fazem Reis" (1863), ambientada na Noruega medieval. Em 1864 saiu do país, quando a Prússia invadiu a Noruega. Morou em diversas cidades, principalmente em Roma e Munique.

 

Na Itália, escreve três outras peças que recuperam os ideais românticos e o estilo de vida escandinavo, entre elas "Peer Gynt" (1867). A obra é uma crítica ao homem moderno: conta, na forma de tragicomédia, a trajetória de um aventureiro que abandona seus princípios morais em nome da fama.

 

Em 1879, escreveu "Casa de Bonecas", sobre uma mulher que abandona o marido e os filhos para ser independente. Muda-se para Munique, onde passa os dias lendo jornais, de onde muitas vezes tira o enredo de suas peças.

 

Muitas de suas peças foram consideradas escandalosas para a época. Seus trabalhos se caracterizam pelo estudo psicológico dos personagens, principalmente da mulher, analisam a realidade contida por trás das convenções, costumes e a moralidade da época. Critica a burguesia e o capitalismo. Em 1885 Ibsen já é considerado o dramaturgo mais representado em vários países. Em 1891 volta para seu país de forma definitiva.

 

Henrik Johan Ibsen faleceu em Kristiania, Noruega, no dia 23 de maio de 1906.H

Imprimir Email

  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1450-biografia-de-william-shakespeare
  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1448-biografia-de-moliere