Biografia de Henrik Ibsen

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Henrik Ibsen (1828-1906) foi dramaturgo norueguês. Um dos criadores do teatro realista moderno. Criou o "Teatro de ideias".

 

Henrik Ibsen (1828-1906) nasceu na cidade portuária de Skien, Noruega, no dia 20 de março de 1828. Trabalhou como aprendiz de farmacêutico e estudou sozinho para entrar na Universidade. Em 1850, sob o pseudônimo de Brynjolf Bjarme, lança sua primeira peça, "Catilina", inspirada nas revoluções europeias de 1848 e nos escritos do romano Cícero.

 

Henrik Ibsen foi também poeta e diretor teatral. Dirigiu o Teatro de Bergen, segunda cidade mais importante do país. Em 1857, assumiu a direção do Teatro Norueguês de Kristiania (atual Oslo). Em 1858 casou-se com Suzammah Thoresen.

 

Fez grande sucesso com "A Matéria de que se Fazem Reis" (1863), ambientada na Noruega medieval. Em 1864 saiu do país, quando a Prússia invadiu a Noruega. Morou em diversas cidades, principalmente em Roma e Munique.

 

Na Itália, escreve três outras peças que recuperam os ideais românticos e o estilo de vida escandinavo, entre elas "Peer Gynt" (1867). A obra é uma crítica ao homem moderno: conta, na forma de tragicomédia, a trajetória de um aventureiro que abandona seus princípios morais em nome da fama.

 

Em 1879, escreveu "Casa de Bonecas", sobre uma mulher que abandona o marido e os filhos para ser independente. Muda-se para Munique, onde passa os dias lendo jornais, de onde muitas vezes tira o enredo de suas peças.

 

Muitas de suas peças foram consideradas escandalosas para a época. Seus trabalhos se caracterizam pelo estudo psicológico dos personagens, principalmente da mulher, analisam a realidade contida por trás das convenções, costumes e a moralidade da época. Critica a burguesia e o capitalismo. Em 1885 Ibsen já é considerado o dramaturgo mais representado em vários países. Em 1891 volta para seu país de forma definitiva.

 

Henrik Johan Ibsen faleceu em Kristiania, Noruega, no dia 23 de maio de 1906.H

Imprimir