Biografia de Arthur Miller

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Arthur Miller (1915-2005) foi um dramaturgo norte-americano. Autor de "Morte de um Caixeiro Viajante" e "As Feiticeiras de Salém". Um dos principais autores do teatro norte-americano contemporâneo.

 

Arthur Miller (1915-2005) nasceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 17 de outubro de 1915. Filho de imigrantes judeus e poloneses, seu pai era empresário do ramo têxtil. Estudou jornalismo na Universidade de Michigan. Em 1940 casa-se com Mary Slattery, sua namorada desde o colegial.

 

Em 1936, recebe o Prêmio Hopwood, com sua primeira peça, "Honors at Dawn", encenada na Universidade de Michigan. Em 1949, recebe o Prêmio Pulitzer, o prêmio dos críticos de teatro de Nova Iorque e os três prêmios Tony, com a peça "Morte de um Caixeiro Viajante". Em 1953 apresenta a peça "As Bruxas de Salém", encenada no Brasil com o nome "As Feiticeiras de Salém".

 

Em sua obra, faz uma crítica contundente à sociedade de seu país. Destaca-se também por protestar contra a falta de liberdade de expressão e a perseguição a comunistas no período do macarthismo. Em 1956, com as investigações sobre atividades subversivas promovidas pelo governo dos Estados Unidos, Miller depõe no Comitê de Atividades Anti-americanas e recusa-se a delatar intelectuais que participam de reuniões comunistas.

 

Arthur Miller separa-se de Mary e em junho de 1956 casa-se com a atriz Marilyn Monroe. Em 1957 é declarado culpado por omissão, mas recorre da decisão e ganha a causa. Em 1960, escreve o roteiro do filme "Os Desajustados" para Marilyn. Em 1961, separa-se de Marilyn e no ano seguinte casa-se com a fotógrafa Inge Morath. O casal teve dois filhos. Em maio de 2002, Miller recebe o prêmio espanhol Príncipe de Astúrias de Letras.

 

Arthur Asher Miller morre em Roxbury, Connecticut, Estados Unidos, no dia 10 de fevereiro de 2005.

Imprimir Email

  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1455-biografia-de-george-bernard-shaw
  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1452-biografia-de-alexandre-dumas