Biografia de Couto de Magalhães

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Couto de Magalhães (1837-1898) foi um escritor e folclorista brasileiro. Foi o iniciador dos estudos folclóricos no Brasil publicando "Os Selvagens" em 1876 e "Ensaios de Antropologia" em 1894. Foi também político e Militar.

 

Couto de Magalhães (1837-1898) nasceu em Diamantina, Minas Gerais, no dia 1 de novembro de 1837. Cursou o Seminário de Mariana. Foi aluno da Academia Militar do Rio de Janeiro e do curso de Artilharia de Campanha de Londres. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1859 e doutorou-se em 1860. Falava inglês, francês, alemão, italiano e diversos dialetos indígenas.

 

Exerceu o cargo de Secretário do Governo de Minas Gerais entre 1860 e 1861. Foi Presidente das Províncias de Goiás Pará, Mato Grosso e São Paulo. Ao irromper a Guerra do Paraguai foi designado à Presidência de Mato Grosso, época em que impediu que da Bolívia viessem reforços para o Paraguai. Tendo os paraguaios invadido Mato Grosso, foram derrotados por Couto Magalhães em Alegrete e Corumbá.

 

É o iniciador dos estudos folclóricos no Brasil. Ao ser proclamada a República no Brasil, preferiu permanecer no seu regime antigo e afastou-se da política. No seu desempenho como Presidente do Mato Grosso, na ocasião da Guerra do Paraguai, foi homenageado com o título de Brigadeiro Honorário do Exército. Suas obras como escritor são: “Anchieta e as Línguas Indígenas”, “Viagens ao Araguaia”, “Os Guaianazes ou a Fundação de São Paulo”, “Revolta de Felipe dos Santos em 1720” e o “Selvagem”, obra escrita a pedido de D. Pedro II para figurar na Exposição de Filadélfia em 1876.

 

José Vieira Couto de Magalhães faleceu no Rio de Janeiro, no dia 14 de setembro de 1898.

Imprimir Email

  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1486-biografia-de-cyro-dos-anjos
  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1484-biografia-de-cornelio-pena