Biografia de Daniel Galera

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Daniel Galera (1979) é um escritor e tradutor literário brasileiro. É considerado um dos melhores autores de sua geração.

 

Daniel Galera (1979) nasceu em São Paulo, no dia 13 de julho de 1979. De família gaúcha, foi criado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Formou-se em Publicidade na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi um dos primeiros a fazer uso da internet para publicar textos. Entre os anos de 1998 e 2001 foi colunista fixo do mailzine eletrônico CardosOnline.

 

Em 2001, após o encerramento do CardosOnline, Daniel Galera, junto com Daniel Pellizzari e Guilherme Pilla, fundou a editora “Livros do Mal”, que lançou nove livros e em 2003 recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura na Categoria Editora. Pela editora “Livros do Mal” Daniel Galera estreou com o livro de contos “Dentes Guardados” (2001). Lançou também a primeira edição de “Até o Dia em Que o Cão Morreu” (2003), que foi adaptado para o cinema com o título “Cão Sem Dono” (2007).

 

Em 2004, Galera foi um dos convidados da segunda edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Em 2005 foi coordenador do Livro e da literatura na Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre. Em 2006 estreou na editora Companhia das Letras com o romance “Mãos de Cavalo”, que durante três anos consecutivos fez parte da lista de leituras do vestibular da Universidade Federal de Goiás.

 

Seu quarto livro, “Cordilheira” (2008) recebeu o Prêmio Machado de Assis de Romance, da Fundação Biblioteca Nacional e ficou em terceiro lugar na Categoria Romance do Prêmio Jabuti. Em 2010 publicou o álbum em quadrinhos, “Cachalote”, com desenhos de Rafael Coutinho.

 

Em 2012, Daniel Galera publicou o romance “Barba Ensopada de Sangue”, onde demonstra todo seu vigor e técnica na história de um professor de educação física com um trágico destino familiar. A obra recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura. Em 2016 publicou “Meia Noite e Vinte”. Os direitos de sua obra foram vendidos para diversos países, entre eles, Inglaterra, Estados Unidos, Portugal, França, Argentina e Itália.

 

Como tradutor, Galera trabalha com obras da nova geração de autores da língua inglesa, entre elas: “Sobre a Beleza” de Zadie Smith, “Reino do Medo” de Hunter Thompson e “Extremamente Alto e Incrivelmente Perto” de Jonathan Safran Foer.

Imprimir Email

  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1490-biografia-de-daniel-goleman
  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1488-biografia-de-dalton-trevisan