Biografia de Elizabeth Gilbert
Elizabeth Gilbert (1969) é uma escritora norte-americana. Romancista, contista e memorialista, é a autora do best-seller “Comer, Rezar, Amar”.
Elizabeth Gilbert (1969) nasceu em Waterbury, Connecticut, Estados Unidos, no dia 18 de julho de 1969. Cresceu em uma pequena fazenda da família. Em 1991 formou-se em Ciência Política na Universidade de Nova Iorque. Depois de formada, passou vários anos viajando por seu país, trabalhando em bares, lanchonetes e fazendas, para reunir experiências que depois foram transformadas em um livro de contos intitulado “Peregrinos”, publicado em 2007, que foi um dos finalistas do prêmio PEN/Hemingway.
Elizabeth Gilbert trabalhou como jornalista de algumas publicações, entre elas, o GQ Magazine e o The New York Time Magazine. Foi três vezes finalista do prêmio Nacional/Magazine, por um artigo sobre sua experiência como garçonete em Lower East Side, que se tornou base para o filme Coyote Ugly.
Em 2000, Elizabeth publicou seu primeiro romance “Stern Man” (Filhas do Mar). Em 2002 publicou “The Last American Man”, que foi finalista do National Book Award e do National Book Critics Circle Award. Elizabeth Gilbert só se tornou famosa com a publicação de seu livro de memórias intitulado “Comer, Rezar, Amar” (2006), no original “Eat, Pray, Love”.
O livro narra sua aventura pelo mundo, com 30 anos e sozinha, depois de um divórcio, uma depressão e outro amor fracassado. Sentindo-se confusa e triste, resolve livrar-se de todos os bens materiais, demite-se do emprego e parte em sua viagem. Em Roma, estudou gastronomia, aprendeu a falar italiano e engordou onze quilos. Na Índia, dedicou-se à exploração espiritual. Em Bali, na Indonésia, exercitou o equilíbrio entre o prazer mundano e a transcendência divina. Inesperadamente apaixonou-se por um brasileiro que morava em Bali.
O livro ficou mais de três anos e meio entre os mais vendidos na lista do New York Times e escolhido pela Entertainment Weekly como uma das melhores obras de não ficção do ano. O livro foi traduzido para mais de trinta idiomas e se tornou um best-seller internacional. A revista Time nomeou Elizabeth como uma das pessoas mais influentes do mundo. Em 2010 foi transformado em filme, dirigido por Ryan Murphy e estrelado por Julia Roberts.
Em 2010, Elizabeth publicou “Comprometida”, também um livro de memórias em que explora seus sentimentos ambivalentes sobre a instituição casamento. O livro foi bem recebido pela crítica e tornou-se o Number One do New York Times. Em 2013 publicou o romance “A Marca de Todas as Coisas”, que ela denominou como “o romance de uma vida”. O livro foi nomeado o Melhor Livro de 2013, pela The New York Times. Sua mais recente obra foi “Grande Magia – Vida Criativa Sem Medo”, publicada em 2015.
- /index.php/salas/literatura/29-escritores/1532-biografia-de-emile-zola
- /index.php/salas/literatura/29-escritores/1530-biografia-de-elisa-lispector






