Biografia de Ernest Hemingway

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Ernest Hemingway (1899-1961) foi um escritor norte-americano. "Por Quem os Sinos Dobram" e "O Velho e o Mar", são os seus livros de maior destaque. Recebeu o Pêmio Pulitzer com o livro "O Velho e o Mar", em 1953 e o Nobel de Literatura em 1954.

 

Ernest Hemingway (1899-1961) nasceu em Oak Park, Illinois, Estados Unidos. Com 17 anos já escrevia para um jornal em Kansas City. Com o início da Primeira Guerra Mundial, entra como voluntário para o exército italiano. Ferido, permaneceu longo tempo hospitalizado. Foi condecorado pelo Governo Italiano. Foi correspondente de guerra em Madri, durante a Guerra Civil Espanhola. Permaneceu na Espanha durante quatro anos.

 

Foi um dos principais representantes do ciclo literário norte-americano iniciado nos anos 20, o da “geração perdida”. Famoso pelo estilo de vida aventureiro, sua biografia e obra têm como cenários as touradas na Espanha, caçadas submarina em Cuba e safáris na África. Hemingway é fascinado pelo perigo e pela vida selvagem.

 

Ernest Hemingway levou para a literatura o estilo sintético do jornalismo. Nota-se essa concisão principalmente em obras que refletem sua experiência pessoal. No livro "O Sol se Levanta" relata o cotidiano de um grupo de expatriados boêmios, ingleses e norte-americanos, em Paris e Pamplona, depois da Primeira Guerra Mundial. No romance "Por Quem os Sinos Dobram" relata a história passada na Guerra Civil Espanhola, de um americano que se ligara à causa da legalidade na Espanha.

 

Ernest Hemingway casou várias vezes, morou durante muitos anos em Cuba, tornando-se amigo de Fidel Castro. Em 1954, ganha o Prêmio Nobel de Literatura. Muito doente suicida-se com um tiro no dia 2 de julho de 1961. Seu corpo foi sepultado no condado de Blaine, Idaho, nos Estados Unidos.

 

Obras principais: "O Sol Também se Levanta" (1926), "Adeus às Armas" (1929), "As Verdes Montanhas da África" (1935), "Por Quem os Sinos Dobram" (1940), "O Velho e o Mar" (1952). Vários de seus contos e romances foram levados ao cinema.

Imprimir Email

  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1535-biografia-de-erico-verissimo
  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1533-biografia-de-erasmo-de-roterda