Biografia de Gore Vidal

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Gore Vidal (1925-2012) foi um escritor e ensaísta norte americano, famoso pelas suas polêmicas declarações contra a política norte-americana e pela publicação das obras "Era Dourada: Narrativas do Império", "Império" e "Juliano".

 

Gore Vidal (1925-2012) nasceu em West Point, Nova York, no dia 03 de outubro de 1925. Viveu sua infância em Washington D.C. Seu pai foi aviador pioneiro que trabalhou para o governo do presidente Roosevelt.

 

Começou a escrever na adolescência poemas e contos. Entrou para o exército, e nesse período, participou da Segunda Guerra Mundial. Inspirado em suas experiências militares, escreveu o livro "Williwaw" em plena guerra. Depois redigiu, quando morava na Guatemala, "Em um Bosque Amarelo" e "A Cidade e o Pilar", este último chocou o público conservador, pois a obra fazia menções ao homossexualismo.

 

Nos anos 50, Gore Vidal passou a escrever roteiros para o teatro, cinema e televisão. Nos anos 60, entrou para a política pelo partido democrata, mas não conseguiu eleger-se para o congresso americano.

 

Em 1964, escreveu a biografia do imperador romano Juliano. Publicou histórias de detetive com o pseudônimo de Edgar Box. Escreveu uma série de livros, “as Narrativas do Império”, sobre os presidentes americanos e que passou a ser sua plataforma literária: “Burr” (1973), “1876” (1976), “Lincoln” (1984), “Empire” (1987), “Hollywood” (1990), “The Golden Age” (2000). Ainda escreveu uma série sobre a idade antiga, “Creation”, reeditado em 2002.

 

Gore Vidal foi um polêmico crítico da política armamentista e externa dos EUA. Criticou o presidente norte-americano George Bush por várias vezes por ser conivente com o terrorismo.

 

Gore Vidal faleceu de pneumonia, em Hollywood, Estados Unidos, no dia 31 de setembro de 2012.

Imprimir Email

  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1555-biografia-de-graca-aranha
  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1553-biografia-de-goncalves-de-magalhaes