Biografia de Henry David Thoreau

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Henry David Thoreau (1817-1862) foi um escritor norte-americano, autor da obra “Desobediência Civil”, uma espécie de manual do anarquismo pacífico, que influenciou Gandhi, Martin Luther King e Nelson Mandela.

 

Henry David Thoreau nasceu em Concord, Massachusetts, Estados Unidos, no dia 12 de julho de 1817. Criado em uma família de protestantes franceses, graduou-se em Literatura Clássica e Línguas, na universidade de Harvard em 1837. Em seguida, voltou para Concord, onde iniciou uma longa e íntima amizade com o escritor Ralph Waldo Emerson. Nessa época, entrou em contato com alguns pensadores transcendentalistas, embora discordasse de algumas ideias do grupo.

 

Em 1845, se estabeleceu em uma pequena cabana que ele mesmo construiu às margens do lago Walden, onde passou dois anos, com o objetivo de simplificar sua vida e se dedicar à contemplação da natureza e escrever suas reflexões.

 

Desobediência Civil

Voltando à civilização, Thoreau se negou a pagar os impostos que o governo lhe impunha, destinados a financiar a guerra e a escravidão na América, motivo pelo qual foi preso. Esse episódio o levou a escrever “Desobediência Civil” (1849), uma espécie de manual de um anarquismo pacífico, um breviário do cidadão contra os poderes constituídos. Esse livro exerceu forte influência em destacados ativistas do século XX (Gandhi, Martin Luther King e Nelson Mandela).

 

Influenciado por Rousseau, Thoreau descobriu a paisagem da Nova Inglaterra e, influenciado por Emerson, defendeu a tese de que só no contato com a natureza, longe das forças corrutas da civilização, o sonho da liberdade norte-americana poderia ser realizado. Em 1854, escreveu “Walden, ou Vida Nas Florestas”, uma descrição de sua vida durante os dois anos passados na solidão.  As descrições da natureza são exatas, porém poéticas, e as meditações filosóficas se elevam ao misticismo. A obra é um clássico da literatura norte-americana.

 

Henry David Thoreau foi nomeado professor de Liceu em Concord. Fez várias viagens, descobrindo a beleza das florestas de Maine e da praia de Cape Cod, que se tornaram depois em centro de turismo norte-americano.

 

Henry David Thoreau faleceu em Concord, Estados Unidos, no dia 6 de maio de 1862.

 

Frases de Thoreau

As coisas não mudam, nós é que mudamos.

A bondade é o único investimento que nunca vai à falência.

É tão difícil observar-se a si mesmo quanto olhar para trás sem se voltar.

Muitos sabem ganhar dinheiro, mas poucos sabem como gastá-lo.

Se um homem marcha com um passo diferente do dos seus companheiros, é porque ouve outro tambor.

Imprimir Email

  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1566-biografia-de-henry-miller
  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1564-biografia-de-helen-keller