Biografia de James Joyce

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

James Joyce (1882-1941) foi um escritor irlandês. Autor de "Ulisses", considerada a obra que inaugura o romance moderno e uma das mais importantes da literatura ocidental.

 

James Joyce (1882-1941) nasceu em Dublin, na Irlanda, no dia 02 de fevereiro de 1882. Filho de rica família católica recebeu uma rígida formação com padres jesuítas, contra a qual mais tarde se rebelou. Foi aluno da Universidade de Dublin, onde estudou inglês, francês e italiano. Participou de grupos de literatura e teatro.

 

Em 1902, vai estudar Medicina em Paris, mas no ano seguinte, com a morte da mãe, retorna à Irlanda. Trabalha como professor particular, em seguida muda-se para Zurique e depois para Trieste, na Itália, onde se sustenta dando aulas de inglês.

 

Suas primeiras experiências literárias são conservadoras, marcadas pela influência do realismo de Ibsen e pelos simbolistas. É o caso dos poemas em "Música de Câmara" em 1907, seu primeiro livro. Em 1914, publica a "Coletânea de Contos Dublinenses" e, em 1916, "Retrato do Artista Quando Jovem", reminiscências de sua infância e adolescência em Dublin.

 

Em 1922, publica "Ulisses", cuja história passa-se em um único dia, 16 de junho de 1904, em Dublin. Seus personagens, Stephen Dedalus, Leopold Bloom e Molly Bloom, enfrentam situações correspondentes aos episódios da Odisseia, de Homero. Nessa obra, James Joyce reinventa a linguagem e a sintaxe. Radicaliza a linguagem narrativa, explorando processos de associação de imagens e recursos verbais, paródias estilísticas e o fluxo da consciência. Também incorpora teorias da psicanálise freudiana sobre o comportamento sexual. O livro é proibido no Reino Unido e nos Estados Unidos, onde só é liberado em 1936.

 

Joyce sofre seguidas cirurgias em razão de problemas na visão. Sua última obra é "Finnegans Wake" (1939), na qual leva às últimas consequências as inovações estéticas e linguísticas apresentadas em Ulisses.

 

James Joyce faleceu em Zurique, Suíça, no dia 13 de janeiro de 1941.

Tags: Biografia de James Joyce

Imprimir Email

  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1580-biografia-de-james-patterson
  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1578-biografia-de-jack-kerouac