Biografia de Joaquim Manuel de Macedo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882) foi um escritor brasileiro. A Moreninha, sua obra-prima, deu origem ao romance romântico brasileiro. Foi preceptor dos netos do Imperador Pedro II. É Patrono da cadeira nº. 20 da Academia Brasileira de Letras.

 

Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí, Rio de Janeiro, no dia 24 de junho de 1820. Formou-se em Medicina em 1844, e no mesmo ano publicou o romance “A Moreninha”, que foi muito apreciado pelo público da época. Em 1849 fundou a “Revista Guanabara”, juntamente com Gonçalves Dias e Porto Alegre.

 

Embora formado em medicina, Joaquim Manuel de Macedo não exerceu a profissão. Seduzido pelo magistério, foi professor de História no Colégio Pedro II, e preceptor dos netos do Imperador Pedro II. Foi membro do Conselho Diretor da Instrução Pública, fundador e orador oficial do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Envolvido na política, foi deputado em várias legislaturas.

 

 O Romance Romântico

A prosa literária começou no Brasil com os folhetins, publicados em capítulos nos jornais. No início, pulicava-se traduções de folhetins franceses, mas com o tempo, foram surgindo autores brasileiros. Quando algumas destas histórias faziam sucesso eram lançadas em livros. Somente me 1844 é que se definiu a nossa verdadeira prosa de ficção com o romance “A Moreninha”.

 

A Moreninha

A obra “A Moreninha” de Macedo representa todo o esquema e desenvolvimento dos romances iniciais, com linguagem simples, trama fácil, descrição de costumes da sociedade carioca, suas festas e tradições, pequenas intrigas de amor e mistério, um final feliz com a vitória do amor.

 

Com o romantismo, nasce a prosa de ficção brasileira. "A Moreninha" foi seu primeiro romance, que teve grande aceitação. Joaquim de Macedo foi o autor mais lido na sua época. É considerado o fundador do romance, mas foi com José de Alencar que o romance atingiu um destacável lugar na literatura.

 

Características da Obra de Joaquim Manuel de Macedo

A obra de Macedo pode ser vista como uma crônica do seu tempo, que retratava com fidelidade a sociedade brasileira do século XIX. A temática restringe-se aos costumes da classe da pequena burguesia do império, os saraus familiares, namoros de estudantes, mucamas alcoviteiras, comadres, negociantes e funcionários públicos, sempre em volta com o amor como problema central de uma sociedade cujos interesses giravam em torno do casamento.

 

O doutor "Macedinho", como era chamado, teve o mérito de ser o primeiro a escrever um ciclo amplo e completo de romances, que podiam ser chamados de “novelescos”, dada a persistência com que repetia a cada obra as mesmas chaves da intriga. Joaquim Manuel de Macedo produziu inúmeros trabalhos literários, mas os mais conhecidos são “A Moreninha” e O “Moço Loiro”.

 

Joaquim Manuel de Macedo faleceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de abril de 1882.

 

Obras de Joaquim Manuel de Macedo

Romance

 

A Moreninha, 1844

O Moço Loiro, 1845

Os Dois Amores, 1848

Rosa, 1849

Vicentina, 1853

O Culto do Dever, 1865

O Forasteiro, 1856

A Luneta Mágica, 1869

As Vítimas Algozes, 1869

O Rio do Quarto, 1869

As Mulheres de Mantilha, 1870

A Namoradeira, 1870

Teatro

 

O Cego, 1849

O Fantasma Branco, 1856

O Primo da Califórnia, 1858

Luxo e Vaidade, 1860

Remissão de Pecados, 1870

Poesia

 

A Nebulosa, 1857

Memória

 

Um Passeio Pela Cidade do Rio de Janeiro, 1862,63

Memórias da Rua do Ouvidor, 1878

Tags: Biografia de Joaquim Manuel de Macedo

Imprimir Email

  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1588-biografia-de-john-green
  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1586-biografia-de-joao-ubaldo-ribeiro