Biografia de Laurentino Gomes

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Laurentino Gomes (1956) é um escritor e jornalista brasileiro. É o autor do livro "1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil”. No livro, o escritor faz uma síntese histórica da chegada da corte portuguesa ao Brasil.

 

Laurentino Gomes (1956) nasceu em Maringá, Paraná, no dia 17 de fevereiro de 1956. Formou-se em Jornalismo na Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo. Trabalhou com repórter e editor no jornal Estado de São Paulo. Foi diretor-superintendente da Editora Abril.

 

Em setembro de 2007, o jornalista publicou o livro “1808”, que relata a fuga da família real portuguesa para o Brasil, um verdadeiro manual de viagem por todos os acontecimentos que envolvem esse episódio da história nacional. A obra recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura e foi eleito o Melhor Ensaio de 2008, pela Academia Brasileira de Letras.

 

Em 2010, Laurentino publicou seu segundo livro: “1822 – Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado”. O assunto, como deixa claro no título do livro, é a independência do país. O livro foi eleito o "Livro do Ano" na categoria de Não Ficção da 53º Edição do Prêmio Jabuti de Literatura.

 

Laurentino Gomes foi eleito pela revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes no ano de 2008. Seu mérito foi o de conseguir destaque em assuntos históricos, além de ter seus livros sempre na lista dos best-sellers.

 

Em 2013, publicou o livro “1889 – Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República do Brasil”. O livro é o terceiro e último volume da série, fechando a trilogia.

 

Laurentino Gomes é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paranaense de Letras. Em maio de 2015, o escritor anunciou que está trabalhando em uma nova trilogia sobre a escravidão no Brasil, com previsão para lançamento em 2019.

Tags: Biografia de Laurentino Gomes

Imprimir Email

  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1608-biografia-de-leandro-narloch
  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1606-biografia-de-khalil-gibran