Biografia de Paulo Lins

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Paulo Lins (1958) é um escritor brasileiro. Autor do Livro Cidade de Deus que foi levado para o cinema por Fernando Meirelles, e recebeu quatro indicações para o Oscar de 2004.

 

Paulo Lins (1958) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de junho de 1958. Morador da comunidade carioca de Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, desde jovem mostrava interesse pela poesia e pela música, especialmente o samba. Fez parte do grupo Cooperativa de Poetas. Ingressou no curso de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e nessa época começou a escrever poesias.

 

Durante a graduação, trabalhou como assistente da antropóloga Alba Zaluar, cujo doutorado se baseia na criminalidade da Cidade de Deus. Com o incentivo da pesquisadora, em 1986 iniciou um longo trabalho documental para a elaboração do romance Cidade de Deus. Em 1986 publicou seu primeiro livro de poesias “Sobre o Sol”. Em 1995 recebeu uma Bolsa Vitae de Literatura.

 

Em 1997, Paulo Lins publicou o livro “Cidade de Deus”, onde retrata o cotidiano de sua comunidade e o crescimento desordenado em meio à luta pelo poder envolvendo a violência e o tráfico de drogas. Em 2002, o livro foi levado para o cinema pelo diretor Fernando Meirelles e Kátia Lund, com roteiro de Bráulio Montovani. O filme elogiado pela crítica foi sucesso de público, recebeu vários prêmios e teve grande repercussão no exterior, sendo destaque no Festival de Cinema de Londres. Recebeu quatro indicações para o Oscar em 2004. Seu livro foi um sucesso nacional e internacional.

 

Depois do lançamento de Cidade de Deus, Paulo Lins escreveu diversos roteiros para o cinema e a televisão, quando atuou também como diretor. Fez o roteiro para alguns episódios da série Cidade dos Homens, da Rede Globo de Televisão. Fez também o roteiro do filme Quase Dois Irmãos (2004), de Lúcia Murat, que recebeu o “Prêmio de Melhor Roteiro” da Associação Paulista de Críticos de Arte, em 2005.

 

Em 2012, Paulo Lins lançou seu segundo romance “Desde que o Samba é Samba”. O autor que começou corrigindo letras de samba-enredo para os sambistas, acabou fazendo os próprios sambas, e procurou resgatar momentos da formação cultural brasileira através do samba e da umbanda. O cenário do romance é o bairro do Estácio de Sá, local do nascimento do samba carnavalesco.

 

O mais recente livro de Paulo Lins é “Era Uma Vez... Eu!” (2014), trabalho feito com a colaboração do ilustrador Maurício Carneiro, da atriz circense e cantora Beo da Silva e do designer gráfico Eduardo Lima, reúne poesia e ilustração em uma trama dramática que convida o leitor a refletir sobre a analogia entre o lixo que produzimos e aquele que acumulamos no nosso íntimo.

Tags: Biografia de Paulo Lins

Imprimir Email

  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1651-biografia-de-paulo-mendes-campos
  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1649-biografia-de-paulo-francis