Biografia de Stieg Larsson

Stieg Larsson (1954-2004) foi um jornalista e escritor sueco. Ganhou notoriedade pelo mundo pela publicação de livros policiais de sua trilogia "Millennium", que também se tornou filme dos mais elogiados pela crítica.

 

Karl Stig-Erland Larsson (1954-2004), conhecido como Stieg Larsson, nasceu em Skelleftehamn, Suécia, no dia 15 de agosto de 1954. Viveu praticamente toda a sua vida em Estolcolmo. Sua profissão de jornalista não fez com que fosse um escritor profissional, porém, escreveu nas horas vagas alguns rascunhos que, mais tarde, tomaria forma: a trilogia "Millennium" publicada depois de sua morte.

 

Millennium deve sua fama à personagem Lisbeth Salander, uma hacker que se veste como pank e tem problemas graves de sociabilidade, além de impulsos violentos. A jovem se junta a um repórter na investigação sobre o crime que há quarenta anos assombra uma família cheia de esqueletos no armário.

 

Stieg Larsson tinha grande interesse em política e em movimentos de extrema-direita, tema que pesquisou e esteve presente numa das obras de sua trilogia. Lutou em prol dos direitos humanos, e por conta disso, recebeu muitas ameaças de morte.

 

Existiram rumores de que a morte de Stieg Larsson foi provocada por grupos extremistas por conta de suas opiniões contestadoras, mas a hipótese foi descartada por falta de provas.

 

Stieg Larsson faleceu em Estocolmo, Suécia, no dia 9 de novembro de 2004, vítima de infarto. Sua trilogia Millennium publicada após sua morte se tornou um fenômeno editorial.

Tags: Biografia de Stieg Larsson

Imprimir Email

  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1682-biografia-de-tatiana-belinky-2
  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1680-biografia-de-stephen-king