Biografia de Thomas Bulfinch

Thomas Bulfinch (1796-1867) foi um escritor norte americano, que ficou famoso por seus estudos e por suas obras sobre mitologia.

 

Thomas Bulfinch (1796-1867) nasceu em Newton, Massachusetts, nos Estados Unidos, no dia 15 de julho de 1796. Filho do famoso arquiteto Charles Bulfinch, teve uma educação refinada. Estudou na Boston Latim School e na Phillips Exeter Academy, antes de entrar em Harvard, onde se graduou em 1814.

Thomas Bulfinch lecionou na Boston Latim School e a partir de 1837 trabalhou como bancário. Foi secretário da Sociedade de História Natural de Boston durante a década de 40. Durante as horas vagas se dedicou à literatura.

 

Desde cedo mostrou interesse por assuntos mitológicos. O interesse de Bulfinch era justificado pela ideia de que, para ele, o conhecimento histórico não tinha sentido sem a mitologia. Por isso, empreendeu a tarefa de levar a mitologia ao maior número de pessoas possível, exercendo uma espécie de disseminação do conhecimento mitológico, não substitutivo, mas complementar à história antiga.

 

Escreveu livros que ficaram famosos e são referências no estudo da história da mitologia: "O Livro de Ouro da Mitologia" (1855) é considerado o melhor livro para iniciação dos estudos mitológicos. Publicou "A Idade da Cavalaria" (1858) e "A Lenda do Rei Magno" (1862).

 

Thomas Bulfinch faleceu em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos, no dia 27 de maio de 1867.

Tags: Biografia de Thomas Bulfinch

Imprimir Email

  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1685-biografia-de-thomas-mann
  • /index.php/salas/literatura/29-escritores/1683-biografia-de-thalita-reboucas