Invenção do Violão

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Uma casca de tartaruga fechada com couro de boi, tendo como cordas as tripas de um carneiro esticadas: assim era o antepassado mais remoto do violão, na Grécia de 2000 a.C.

Foi este rústico instrumento chamado chelys que, com o passar do tempo, transformou-se na lira – que, por sua vez, ganhou o nome de guitarra romana durante o Império dos Césares. “Esta versão do instrinstrumento praticamente desapareceu com a decadência de Roma”, afirma Maurício Monteiro, musicólogo do Departamento de História da USP.

“Mas ele ressurgiu, bem mais parecido com o violão atual, na Arábia do século 8, quando foi acrescentada a caixa de ressonância em forma de pêra”.

Este era o alaúde que, com as invasões árabes na Península Ibérica, acabou adotado pelos europeus sob o nome de guitarra mourisca. Foram, então, os povos ibéricos que reduziram seu tamanho, alteraram a caixa de ressonância para o seu formato atual, parecido com o número oito, e o rebatizaram de vihuela a popular viola.

Nesta época, entre os séculos 10 e 12, ela se distinguia do violão de hoje por ter vários furinhos entalhados na caixa de ressonância, em vez de um único buraco, a roseta, como o instrumento ficou mundialmente conhecido.

 

Como O Violão Chegou no Brasil?

No Brasil o violão chegou só depois da viola. E na época havia muita confusão para saber qual era qual. Houve um período ainda, por volta de 1920, que os violonistas brasileiros eram tidos como pessoas de má índole. Isso porque o instrumento era muito associado aos boêmios.

O importante é que isso tudo passou. E o violão teve um papel importante em dois fatos históricos nacionais. Primeiro no movimento Jovem Guarda, quando muitos jovens tiveram o sonho de ter uma banda de rock, inspirada em bandas como Beattles, por exemplo, nem todos conseguiam comprar uma guitarra, e o violão foi a opção mais adequada.

No segundo momento, na passeata contra a guitarra elétrica, por volta de 1967, quando os jovens da época questionaram o fato de não existir, até o momento, uma música jovem e nacional, que não fosse inspirada nos sons da guitarra elétrica, tão famosa internacionalmente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Blog do Google

Tags: invenção do violão

Imprimir Email

  • /index.php/salas/historia/59-invencoes/1773-invencao-da-impressora
  • /index.php/salas/historia/59-invencoes/1770-invencao-do-oculos