Projeto Circuito Cine Curta

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Projeto Circuito Cine Curta vai exibir filmes em 18 escolas da rede municipal do Rio, projeto que une educação e cultura já beneficiou mais de 92 mil estudantes, com 850 sessões em 97 escolas, de 21 bairros cariocas, desde 2010.

O cinema vai até a escola. A partir de hoje e durante 20 dias, 11 mil alunos e professores da rede municipal de ensino da cidade do Rio vão deixar um pouco de lado os lápis, canetas e cadernos para assistir a 122 sessões de filmes, alguns inéditos e premiados. Trata-se da nona edição do Circuito Cine Curta, um projeto que une educação e cultura, e que já beneficiou mais de 92 mil estudantes, com 850 sessões em 97 escolas, de 21 bairros cariocas, desde o seu início em 2010.

"Este ano estamos abrangendo mais bairros e realizando mais sessões do que o ano passado. Pela primeira vez, incluímos o município de Duque de Caxias no roteiro", afirma Juliana Teixeira, que comanda a Nova Bossa Produções Culturais, idealizadora do projeto, cuja programação completa pode ser conferida em www.novabossa.com.br.

Em sua nona edição, o projeto Circuito Cine Curta estará em 18 escolas, de sete bairros. Até o dia 10 de setembro, filmes de várias regiões do Brasil serão exibidos em colégios dos bairros de Botafogo, Copacabana, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Méier, Caju e no município de Duque de Caxias.

Na lista dos 12 curtas a serem exibidos estão alguns premiados, como 'Lá do Alto', de Luciano Vidigal, vencedor, pelo voto popular, da 25ª edição do Prêmio Curta Rio 2016 e indicado para o Festival de Curtas-Metragens Internacional de São Paulo; e 'Médico de Monstro', de Gustavo Teixeira, grande vencedor da 16ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que recebeu dois prêmios: Melhor Ficção, escolhido pelo júri oficial, e o Prêmio Especial, apontado por um júri infantil, além de ter sido selecionado para a Mostra Competitiva de curtas brasileiros do Festival de Gramado 2017.

"Os filmes são selecionados e divididos de acordo com a adequação do tema à faixa etária das crianças e a diversidade das regiões. No Caju, por exemplo, na Creche Quinta do Caju, serão exibimos curtas para bebês de colo. Foi um sucesso ano passado e vamos repetir esse ano", conta Juliana Teixeira.A curadoria do Circuito Cine Curta seleciona os filmes de acordo com o potencial pedagógico das obras. Juliana Teixeira também é responsável pela curadoria dos filmes, juntamente com a produtora cultural Lis Kogan e Helio Velloso. O quarteto também conta com a consultoria pedagógica de Alessandra Matos.

 

Fonte: O Dia

Tags: Projeto Circuito Cine Curta

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1146-exposicao-dos-marigo-fotografias-na-galeria-do-atelie
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1144-pier-maravilha