Estação de Cidadania e Cultura

Bairro São José Operário ganha Estação de Cidadania e Cultura.

Espaço tem sala de cinema, biblioteca, Cras, quadra coberta, pista de skate, entre outros equipamentos públicos.

Após quase uma década de início da obra, moradores do bairro São José Operário, em Santarém, oeste do Pará, a Estação Cidadania Cultura que inicialmente foi denominada Centro de Artes e Esporte Unificados (CEU), mas teve seu nome alterado pelo Ministério da Cidadania por meio da A portaria nº 876 de 15 de maio de 2019.

A inauguração foi realizada na terça-feira (25), com torneio esportivo, exposição de artesanato, oficinas de confecção de canetas e crochê, cinema e várias apresentações culturais.

A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Vanderléia Ferreira, enfatizou que vários bairros serão beneficiados com a obra. "É um momento de muita alegria. Ganhamos um espaço que vai beneficiar aproximadamente 5 mil moradores somente do bairro São José Operário, além dos adjacentes. Aqui, nós contamos também com o Cras, o qual atende 3.480 famílias, com atendimento psicológico e pedagógico. Com a Estação Cidadania Cultura, o local se transforma em um complexo, com vários atendimentos de esporte, lazer e cultura".

O secretário municipal de Infraestrutura, Daniel Simões, explicou sobre as obras e a importância da preservação do espaço público. "É uma obra no valor de R$2.057.460,25. A população agora conta com um espaço para teatro, quadra coberta, pista de skate, playground, equipamento de ginástica, área de mesa de jogos, biblioteca. No projeto inicial não constava a construção de muro, porque a intenção era fazer um espaço aberto, mas por conta de depredação, foi necessário incluir o muro", relatou.

A secretária de Assistencial Social, Celsa Brito, falou sobre mais um local para acolhimento das pessoas. "Já contamos com o Cras aqui e agora temos a Estação Cidadania Cultura. Um espaço multidisciplinar, que acolhe e ensina. A população de fato ganha mais benefícios com esse equipamento".

Bairro São José Operário ganha Estação de Cidadania e Cultura

Para o prefeito Nélio Aguiar (DEM), a estação é um local para todos. Ele lembrou que está há 2 anos e 6 meses na gestão e já entregou várias obras na cidade. "Eu conheço várias pessoas que nunca foram ao cinema e aqui vão ter essa oportunidade. O governador Helder esteve aqui na cidade e presenteou o município com recursos para infraestrutura, com R$ 10 milhões mais a contrapartida da prefeitura. Dentro das ruas que serão contempladas, a Tupaiulândia e São Nicolau, no bairro São José Operário, serão pavimentadas porque temos compromisso com a população", disse.

A programação contou com a participação dos vereadores Júnior Tapajós, Maria José Maia, Ronan Liberal Júnior, Tadeu Cunha, Didi Feleol e Dayan Serique.

 

Fonte: G1

Tags: Estação de Cidadania e Cultura

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1219-5-anos-de-fabrica-de-cultura-de-brasilandia
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1217-exposicao-exegese