Em ano de Implementação de Cotas, USP Fica de Fora

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Enquanto as principais universidades federais do país se adaptam para selecionar já neste ano alunos por meio da Lei de Cotas, o vestibular da Fuvest vai até amanhã sem reserva de vagas.

Os quase 29 mil alunos que realizam até amanhã a segunda etapa do Fuvest não vão se beneficiar ou concorrer com nenhum sistema de cotas relacionados à renda ou raça, que já começam a ser implementados ainda este ano em todas as universidades federais do país. Apesar de ser a maior universidade pública brasileira, a USP, mantida pelo governo estadual, não está subordinada à Lei das Cotas, sancionada em agosto do ano passado pela presidente Dilma Rousseff.

Por lei, as 67 universidades federais já deverão reservar este ano 12,5% das vagas de vestibulares a alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, têm renda abaixo de 1,5 salário mínimo ou se autodeclaram negro, pardo ou indígena.



Este índice chegará a 50% até 2016.

O governo paulista, porém, reagiu às medidas federais. A pedido do governador Geraldo Alckmin, um sistema distinto do petista foi elaborado e apresentado em novembro do ano passado.

Nele, os melhores alunos da rede estadual serão selecionados para um curso preparatório semipresencial de dois anos. Uma vez formados, eles disputarão até 50% das vagas em cursos da USP, Unesp e Unicamp.

O projeto de SP, que ainda não foi finalizado e não tem prazo para ser implementado, pretende selecionar os jovens através do Enem ou do Saresp para o curso preparatório. Esse curso, por sua vez, seria oferecido pela Univesp (Universidade Estadual Virtual), e já valeria como um diploma de ensino superior, mas seria também a porta de entrada para os estudantes da rede pública que pleiteam vagas nas universidades paulistas.

Por enquanto, quem está prestando Fuvest conta apenas com o Inclusp (Programa de Inclusão Social), que concede aos candidatos que cursaram ensino fundamental e médio na rede pública um bônus de até 15% na primeira fase do vestibular.

 

Fonte: Exame

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/904-acervo-de-museu-judaico-pode-conter-obras-roubadas-por-nazistas
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/902-houve-6-outras-cleopatras-alem-da-que-voce-conhece