Temas mais Cobrados no Enem

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Saiba quais são os temas mais cobrados no Enem, professores dão dicas para mandar bem na prova.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro deste ano. Como usar da melhor maneira possível os meses que restam para você se preparar para essa prova? Que conteúdos você deve dominar para se sair bem?

Veja como estudar para cada prova do Enem:

Ciências Humanas e suas Tecnologias
Física
Química
Biologia
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias

Para ajudar você nisso, o GUIA DO ESTUDANTE conversou com professores de cada matéria cobrada. Eles analisaram as provas aplicadas desde 2009 (ano em que o exame passou a ter o formato atual) e nos disseram que temas aparecem com mais frequência e de que forma costumam ser cobrados.
Obviamente, isso não significa que você deve deixar de estudar os outros, mas é uma boa orientação sobre o que merece mais de sua atenção.

Veja o que eles disseram abaixo:

Os professores também deram boas dicas não só para os estudos, mas também para a hora da prova.

"Há conteúdos que você deve dominar em cada área, mas o Enem também cobra temas que não são necessariamente aprendidos na escola, e sim no dia a dia. Por isso, é bom se empenhar assistir a filmes mais alternativos de vez em quando, ir ao teatro, participar de discussões e debates, enfim, ser um cidadão mais participativo", diz o professor e supervisor de física do curso Anglo, Ronaldo Carrilho.

Todos os professores concordaram que ler bastante é fundamental para o candidato se sair bem.

"É tradição do Enem privilegiar a leitura e a interpretação de textos, gráficos, tabelas, mapas, e esquemas. Então o aluno precisa desenvolver e aprimorar essa habilidade", afirma o professor Armênio Uzunian, supervisor de Biologia do curso Anglo.

E não se preocupe com as famosas "decorebas". "Na prova, a pessoa vai encontrar todos os níveis de questões - desde as mais simples até as mais sofisticadas. Mas dados mais específicos, geralmente cobrados nos vestibulares, costumam ser fornecidos na própria pergunta ou no texto que a acompanha", afirma o professor Carrilho.

Segundo ele, a maior reclamação dos seus alunos não é sobre a dificuldade das questões, mas sim com o tamanho dos enunciados e o fato de, por conta disso, eles precisarem correr contra o tempo e acabarem ficando cansados e perdendo a concentração.

"A prova muitas vezes é mais de resistência física que de capacidade intelectual. Os textos são muito longos e pesados para serem lidos em um período de tempo tão curto", explica. Para poder lidar melhor com isso, sua dica é ler a pergunta antes do texto que a acompanha - assim, você já começa a leitura sabendo quais informações vão ser úteis para resolver a questão.

 

Fonte: Guiadeestudante

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/757-calendario-do-enem-2012
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/755-causa-de-destros-e-canhotos