A Arquitetura Barroca no Brasil
Encontramos o Barroco em quase todas as igrejas brasileiras. Mas é na Bahia e em Minas que mais encontramos exemplos desse estilo. Em Minas Gerais, observamos um Barroco mais brasileiro, talvez porque executado por um artista brasileiro; Antônio Francisco Lisboa, mundialmente conhecido como “Aleijadinho”.
Embora as obras deste grande artista brasileiro estejam um tanto atrasadas no tempo, pois são do séc. XVIII, isto lhe dá um caráter mais próprio, sendo acatadas e admiradas.
Nas igrejas construídas por ele, é que se deve estudar o barroco em nossa terra, observando o estilo e admirando a beleza de suas linhas.
Tão discutido estilo ganha majestade e magnitude nas obras deste artista e mais impressionante se torna seu trabalho, quando consideramos as condições e o meio em que foram executados. Na cidade de Ouro Preto do séc. XVIII e a morféia que acometeu o artista aos 47 anos de idade. Naquele tempo Ouro Preto se chamava Vila Rica e foi lá que o artista de origem humilde e filho de uma escrava executou suas grandes obras. Mas foi na escultura que o artista mais brilhou, deixando em Congonhas do Campo uma série de estátuas, que criaram fama pela graça de suas linhas e pureza de suas formas. Parece que a doença que lhe comia o corpo lhe alimentava a alma, a alma que ele ia deixando em tudo aquilo que criava.
Neste artista, em suas obras, está a culminância do Estilo Barroco no Brasil.
Congonhas do Campo - Minas Gerais - Igreja do santuário de Congonhas, onde se vê seu adro, ornado com doze estátuas de profetas do Antigo Testamento. Seu autor: Antonio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho". Esculpidas de 1801 a 1805.
- /index.php/salas/arquitetura/34-estilo-arquitetonico/68-a-arquitetura-neoclassica
- /index.php/salas/arquitetura/34-estilo-arquitetonico/66-a-arquitetura-no-rococo