Tróia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Tira do filme Tróia com Brad Pitt na capa.

1ª aula

O ponto necessário de partida, indicado pela revista, é a Ilíada, que narra os episódios finais do conflito entre gregos e troianos. Pergunte quem assistiu ao filme Tróia: ele dá uma boa idéia da trama contada nos versos de Homero. A epopéia foi transmitida oralmente durante gerações, até que uma de suas versões foi registrada por escrito. Acrescente que alguns pesquisadores acreditam que o suposto autor não existiu: o poema teria sido obra coletiva de rapsodos anônimos. Informe que a Ilíada é um dos marcos literários do Ocidente. Chame a atenção para as referências, publicadas por VEJA, sobre a Eneida. Não por acaso, Virgílio apresenta o herói Enéias como um troiano, ligando a epopéia da fundação mítica de Roma ao épico de Homero.

Sugiro a leitura da Ilíada e de outra obra-prima, a Odisséia, que conta as aventuras de Ulisses após a queda de Tróia. Também vale a pena levar para a sala de aula as três traduções mencionadas na revista, e apontar as diferenças de linguagem empregadas no tratamento de um mesmo episódio.

2ª aula

Conduza agora a garotada ao século V a.C., tempo das guerras entre persas e helenos. Os estudantes provavelmente já têm uma idéia dos conflitos dessa época, em parte por causa do filme 300, sobre os combates entre os espartanos de Leônidas e os persas no desfiladeiro de Termópilas. Focalize outros aspectos da guerra, explorando passagens da tragédia Os Persas, de Ésquilo (tradução de Mário da Gama Kury, Ed. Jorge Zahar). Conte que a obra, produzida em 472 a.C., é a mais antiga peça de teatro da qual se tem o texto completo. Ela pode transportar os jovens ao universo sombrio e sempre atual da tragédia grega, relato dos conflitos da alma humana.

Sinopse

Ao longo do tempo, os homens travaram guerras. Uns pelo poder, outros pela glória, outros pela honra - e alguns por amor.

Na Grécia Antiga, a paixão de um dos casais mais lendários da História, Páris, príncipe de Tróia (Orlando Bloom), e Helena (Diane Kruguer), rainha de Esparta, desencadeia uma guerra que irá devastar uma civilização.

Páris rouba Helena de seu marido, o rei Menelau (Brendan Gleeson), e este é um insulto que não pode ser tolerado. A honra da família determina que uma afronta a Menelau seja considerada uma afronta a seu irmão Agamenon (Brian Cox), o poderoso rei de Micenas, que logo une todas as tribos da Grécia para trazer Helena de volta, em defesa da honra do irmão.

Na verdade, a busca de Agamenon por honra é suplantada por sua ganância - ele precisa controlar Tróia para garantir a supremacia de seu vasto império. A cidade cercada de muralhas, comandada pelo rei Príamo (Peter O`Toole) e defendida pelo poderoso príncipe Heitor (Eric Bana), é uma fortaleza que nenhum exército jamais conseguiu invadir. A chave da derrota ou da vitória sobre Tróia é um único homem: Aquiles (Brad Pitt), tido como o maior guerreiro vivo.

Arrogante, rebelde e aparentemente invencível, Aquiles não tem lealdade a nada nem a ninguém, a não ser à sua própria glória. É sua sede insaciável pelo eterno reconhecimento que o leva a atacar os portões de Tróia sob a bandeira de Agamenon - mas será o amor que acabará por decidir seu destino.

Dois mundos entrarão em guerra por honra e poder. Milhares perecerão em busca de glória. E, por amor, uma nação será reduzida a cinzas.

Elenco

Eric Bana, Orlando Bloom, Brad Pitt, Diane Kruger, Rose Byrne, Peter O`Toole, Sean Bean, Brian Cox.

Outras Informações

Direção: Wolfgang Petersen
Gênero: Drama, Aventura
Distribuidora: Warner Bros.
Estreia: 14 de Maio de 2004

Bsal

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/cinema/75-classico/302-a-odisseia