Demócrito

 Nascido em Abdera, Demócrito viajou pelo Egito e pela Ásia e teve uma vida extremamente longa. Escreveu numa Demócritoprosa arcaica, mas bem elaborada, elogiada por Cícero e Plutarco, sobre filosofia da natureza, matemática, ética e música. Restam-nos de suas obras somente curtos fragmentos, mas Aristóteles analisou sua doutrina filosófica.

Esse grande filósofo desenvolveu a doutrina atomística de Leucipo e se opôs à escola de Heráclito e à de Parmênides. Segundo Demócrito, os átomos de que se compõe o universo, similares em qualidade, mas diferentes em volume e forma, estão em movimento constante no espaço e se agrupam de maneiras diferentes para formar os corpos.

Demócrito acrescentava que, embora os corpos decaiam e pereçam, os próprios átomos são eternos. Para Demócrito, a alma é uma forma sutil de fogo (sendo este último composto de átomos mais sutis) animando o corpo humano.

Alguns aspectos da doutrina de Demócrito aproximam-se de noções científicas modernas.

Em ética, Demócrito sustenta que se deve buscar a felicidade na moderação dos desejos e no reconhecimento da superioridade da alma sobre o corpo.

Segundo seus contemporâneos, Demócrito estava sempre rindo das loucuras da humanidade, e ele é às vezes era chamado de filósofo risonho, em oposição ao melancólico Heráclito.

Frases e Pensamentos em Destaque


Na realidade, não conhecemos nada, pois a verdade está no íntimo.

O caráter de um homem faz o seu destino.

Se sofrer uma injustiça, console-se, a verdadeira infelicidade é cometê-la.
 

 

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/filosofia/104-filosofos/508-heraclito
  • /index.php/salas/filosofia/104-filosofos/506-voltaire