O Ladrão de Raios - Resumos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

 

 É uma leitura que com certeza vai agradar os leitores das histórias de Harry Potter. Assim como este, Percy Jackson precisa enfrentar um perigoso e poderoso vilão que todos acreditam estar morto mas têm medo de pronunciar o nome. Apesar de serem excluídos, Harry e Percy pertencem a grupos de pessoas especiais que se mantêm ocultos dos seres humanos normais. Potter é um bruxo, Jackson é um semideus ou meio-sangue, filho de um deus e um mortal. Ambos recebem treinamento especial: Harry estuda na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e Percy, no Acampamento Meio-Sangue. Os dois protagonistas têm como melhores amigos um personagem atrapalhado e uma garota bem inteligente. Rony Weasley e Hermione Granger são amigos de Harry; enquanto Percy tem o sátiro Grover Underwood e Annabeth Chase, filha da deusa Atena.

Apesar das semelhanças com o best-seller da escritora J. K. Rowling, a série de Rick Riordan tem personalidade própria. O autor fez uma atualização dos mitos gregos de uma forma bem-humorada. O Monte Olimpo, a morada dos deuses, fica no 600º andar do Empire State. Caronte, o barqueiro do Mundo Inferior, quer aumento de salário para comprar ternos. Medusa transforma as suas vítimas em pedra e as vende como estátuas para jardins. O deus Dionísio é diretor de um acampamento de verão. Os semideuses, heróis da mitologia grega, recebem treinamento num acampamento de verão e têm dislexia (”as letras parecem flutuar”) e transtorno do déficit de atenção (impulsividade e dificuldade para se concentrar e manter a atenção). A dislexia permite que eles leiam grego antigo, e o transtorno do déficit de atenção permite que os semideuses tenham reflexos no campo de batalha e consigam enxergar monstros.

 

Perseu (Percy) Jackson é um garoto de 12 anos que vive com a mãe e o padrasto em Nova York. O garoto já foi expulso seis vezes da escola. Além da dislexia e do transtorno do déficit de atenção, ele precisa lidar com estranhas criaturas que o perseguem e o obrigam a mudar de escola. Após escapar do ataque do Minotauro, o protagonista descobre a verdade. Ele é um meio-sangue, filho de um deus e um mortal. Infelizmente, a mãe do garoto não sobrevive ao ataque do monstro. O meio-sangue encontra abrigo no Acampamento Meio-Sangue, um campo de treinamento para semideuses.

Quando o pai de Percy o reconhece como filho, o garoto é obrigado a aceitar uma missão perigosa: recuperar em dez dias o raio-mestre de Zeus, o rei dos deuses, para evitar uma guerra entre os deuses do Olimpo e salvar o mundo. Zeus acusa o pai de Percy de ser o mandante do crime, pois os dois deuses têm uma rixa antiga. O centauro Quíron, mestre do protagonista e de grandes heróis como Hércules e Jasão, acredita que Hades, o senhor do reino dos mortos, seja o verdadeiro responsável pelo roubo. Além de recuperar o raio, Percy pretende tirar a mãe do mundo dos mortos.

Além da espada mágica chamada Contracorrente (Anaklusmos), o protagonista conta com a ajuda do sátiro atrapalhado Grover e de Annabeth, filha da deusa Atena, para realizar a missão. Os pesadelos de Percy e as previsões do Oráculo de Delfos contêm pistas sobre o mistério que se esconde por trás do roubo do raio-mestre. Além dos monstros, a mágoa que o garoto guarda do pai e a previsão de que Percy seria traído por um amigo ameaçam o sucesso da missão.

Os monstros da história não podem ser destruídos totalmente, pois representam forças primitivas da natureza. Com a destruição do corpo físico, eles são banidos do mundo dos mortais por algum tempo. Com sorte, por dezenas de anos. Eles são inimigos dos meio-sangues e vivem disfarçados no mundo dos homens. A terrível e venenosa Quimera pode ser um pequeno cachorro chihuahua. O torturador Procrusto é um vendedor de colchões que acredita que os clientes devem se ajustar ao produto, mesmo que para isso sejam necessárias algumas mutilações.

O ladrão de raios não é somente uma modernização bem-humorada dos mitos gregos, é também uma história sobre o relacionamento entre pais e filhos e o valor da amizade. Sally, mãe de Percy, faz grandes sacrifícios para manter o filho escondido dos monstros. Jackson quer que o pai que o abandonou sinta orgulho dele e também resgatar a mãe do mundo dos mortos. A lealdade e o companheirismo de Annabeth e Grover vão colocar em dúvida a previsão de que Percy seria traído por um amigo.

 

Escritor: Rick Riordan

 

 

Imprimir Email

  • /cultura/index.php/salas/literatura/24-resumos/424-o-mar-de-monstros-resumos
  • /cultura/index.php/salas/literatura/24-resumos/394-sao-bernado-resumos