Brahms
Brahms (Hamburgo, 7.5.1833 - Viena, 3.4.1897), compositor alemão, recebeu as primeiras lições de música de seu pai, pouco endinheirado contrabaixista que desejava fazer do filho um instrumentista de orquestra. Este, porém, revelava forte atração para o piano, e foi por isso entregue aos cuidados de um professor de mérito, Eduard Marxsen. Brahms começou cedo ganhando a sua vida, tocando em cafés freqüentados principalmente por marinheiros. O encontro, em 1850, com o violinista húngaro Reményi, refugiado político, foi decisivo para o seu futuro. Durante uma viagem de concertos ele conhece Liszt e Schumann, que o recebe com toda cordialidade. As relações com os Schumanns são da mais profunda afeição. Brahms assiste à família nos tempos que puseram tragicamente termo à ida do grande compositor. Ele permanece dois anos em Dusseldorf para acompanhar no seu luto Clara Schumann. Os laços que o ficam prendendo a esta e a influência artística que dela recebeu deviam durar até a morte da admirável mulher, ocorrido um ano antes da sua.
Em 1863 ele aceita o lugar de diretor da Singakademie de Viena, que abandona ao cabo de um ano. Viena, no entanto, estava destinada a tornar-se a sua segunda pátria, e o compositor ali se fixa, com efeito, em 1869 depois de vários atritos com a família. Entretanto, havia realizado algumas viagens e dado a conhecer a obra que verdadeiramente chamou para ele as atenções como compositor: o Réquiem alemão, executado pela primeira vez, ainda não na sua forma completa, em Brema, em 1868, e logo no ano seguinte, na sua versão definitiva, em Leipzig.
Em 1875, Brahms resigna-se do lugar de diretor de Gesellschaft der Musikfreunde e passa a dedicar-se apenas a sua criatividade criadora. Em 1887 é-lhe conferida a ordem prussiana Pour le mérite e em 1889 é feito cidadão honorário de Hamburgo, honraria que lhe dá grande satisfação. Prematuramente envelhecido, Brahms consagra as suas últimas forças criadoras quase exclusivamente à música de câmara, ao piano e às melodias, em que se havia mostrado o mais ilustre continuador do lirismo de Schubert e Schumann. A morte, em 1896, de Clara Schumann, produz-lhe profundo abalo. A sua saúde declina rapidamente e, em 1897, passa ao outro mundo vítima de cancro no fígado.
Embora Brahms tem sido chamado até de o " terceiro B" (comparando-o assim a Bach e Beethoven) sua personalidade artística tem sido das mais discutidas. Nos paises latinos só a muito custo a sua música tem obtido aceitação, ao passo que na Alemanha e Inglaterra, por exemplo, ela goza de indubitável prestígio.
Em 1863 ele aceita o lugar de diretor da Singakademie de Viena, que abandona ao cabo de um ano. Viena, no entanto, estava destinada a tornar-se a sua segunda pátria, e o compositor ali se fixa, com efeito, em 1869 depois de vários atritos com a família. Entretanto, havia realizado algumas viagens e dado a conhecer a obra que verdadeiramente chamou para ele as atenções como compositor: o Réquiem alemão, executado pela primeira vez, ainda não na sua forma completa, em Brema, em 1868, e logo no ano seguinte, na sua versão definitiva, em Leipzig.
Em 1875, Brahms resigna-se do lugar de diretor de Gesellschaft der Musikfreunde e passa a dedicar-se apenas a sua criatividade criadora. Em 1887 é-lhe conferida a ordem prussiana Pour le mérite e em 1889 é feito cidadão honorário de Hamburgo, honraria que lhe dá grande satisfação. Prematuramente envelhecido, Brahms consagra as suas últimas forças criadoras quase exclusivamente à música de câmara, ao piano e às melodias, em que se havia mostrado o mais ilustre continuador do lirismo de Schubert e Schumann. A morte, em 1896, de Clara Schumann, produz-lhe profundo abalo. A sua saúde declina rapidamente e, em 1897, passa ao outro mundo vítima de cancro no fígado.
Embora Brahms tem sido chamado até de o " terceiro B" (comparando-o assim a Bach e Beethoven) sua personalidade artística tem sido das mais discutidas. Nos paises latinos só a muito custo a sua música tem obtido aceitação, ao passo que na Alemanha e Inglaterra, por exemplo, ela goza de indubitável prestígio.
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