Exposição Queermuseu tem Reabertura no RIO

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Reabertura acontecerá no dia 18 de agosto, com 223 obras expostas nas Cavalariças do Parque Lage. A exposição terá aviso na entrada alertando que algumas obras podem estar em desacordo com algumas visões de mundo.

Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) receberá a exposição Queermuseu (Foto: Divulgação)

A exposição 'Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira' ganhou data de reestreia no Rio: será reaberta no dia 18 de agosto, nas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, na Zona Sul. A exposição não fará vetos à presença de crianças, mas a organização colocará um aviso na entrada alertando que algumas obras podem estar em desacordo com algumas visões de mundo.

Alvo de protestos no Rio Grande do Sul, onde foi cancelada, a mostra também teve sua exibição vetada no Museu de Arte do Rio, em outubro.

A remontagem no Rio contará com 223 obras de 84 artistas nacionais e internacionais, como Adriana Varejão, Alair Gomes, Alfredo Volpi, Cândido Portinari, Efrain Almeida, Guignard, Leonilson, Lygia Clark, Pedro Américo, Sidney Amaral e Yuri Firmeza. A curadoria é de Gaudêncio Fidelis.

A reabertura no Rio foi viabilizada através de uma campanha de financiamento coletivo, lançada em 31 de janeiro e coordenada pelo diretor da EAV, Fábio Szwarcwald. Em 58 dias, foram arrecadados um total de R$ 1.081.156, através de 1.724 doações provenientes de 1.659 colaboradores.

A campanha contou com iniciativas como um show de Caetano Veloso contra a censura (em 15 de março) e o Levante Queremos Queer, evento que atraiu mais de 2 mil pessoas ao parque em um sábado, em fevereiro deste ano.

Mostra Queermuseu acontecerá nas Cavalariças do EAV (Foto: Renan Lima/Divulgação)

Aviso na entrada

Na época de seu cancelamento em Porto Alegre, a mostra recebeu ataques em redes sociais de pessoas e movimentos que classificaram o conteúdo como um "incentivo à pedofilia, zoofilia e contra os bons costumes". O Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul, porém, recomendou ao Santander Cultural a "imediata reabertura" da exposição, por entender que não haver crime de qualquer espécie na montagem da exposição.

A EAV Parque Lage informou que não impedirá o acesso de crianças de qualquer idade à exposição no Rio. O aviso abaixo será destacado na entrada da mostra:

"Esta exposição contém imagens que podem estar em desacordo com determinadas crenças, sensibilidades ou visões de mundo. Recomendamos aos pais ou responsáveis que tenham isso em mente, antes de decidir sobre o ingresso de seus filhos e/ou aqueles que estejam sob sua guarda."

Em paralelo à mostra, como programa público, a EAV promoverá o Fórum Queermuseu. Discussões em torno das manifestações culturais periféricas, das diversas identidades de gênero e orientações sexuais pretendem reforçar o movimento contra a censura e a intolerância, além de reconhecer a pluralidade artística brasileira. A curadoria e coordenação do fórum estão a cargo de Ulisses Carrilho, curador da EAV Parque Lage. As mesas públicas devem acontecer sempre às terças, quintas e sábados, durante toda a temporada da exposição, que seguirá em cartaz até 16 de setembro de 2018. Entre os temas já pautados, estão: “a judicialização da arte”, “crenças e manifestações religiosas’, “o caso Queermuseu: entre a liberdade e a censura”, “arte e política”, “teoria queer” e “fake news”.

 

Exposição foi cancelada em Porto Alegre e no MAR

Depois de ter sua exibição no Santander Cultural, em Porto Alegre, cancelada em meio a protestos e ataques em redes sociais, a exposição originalmente chegaria ao Rio no Museu de Arte do Rio, em outubro. Entretanto, as negociações para trazer a mostra também foram encerradas pelo Conselho Municipal do Museu de Arte do Rio (Conmar), após veto da Prefeitura do Rio.

O prefeito Marcelo Crivella (PRB), em entrevistas e mensagens em redes sociais, já havia se manifestado publicamente contra e disse que não permitiria a mostra.

"Aqui no Rio a gente não quer essa exposição. Saiu no jornal que ia ser no MAR. Só se for no fundo do mar, porque no Museu de Arte do Rio, não", disse Crivella, na época do cancelamento.

Serviço:

Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira

Abertura em 18 de agosto de 2018 (sábado), às 11h - vai até o dia 16 de setembro

Local: Escola de Artes Visuais do Parque Lage

End: Rua Jardim Botânico, 414

http://eavparquelage.rj.gov.br/

Entrada Franca

 

Horários de visitação:

Seg a sex, das 12h às 20h

Sáb, dom e feriados, das 10h às 17h

 

Programação do dia 18

11h: Baque Mulher nos jardins em frente ao palacete

11h45 às 12h45: abertura oficial da exposição

13h: Dj Tatah Toscano

16h: Sarau Cuíer

18h: Laura Finocchiaro

 

Fonte: G1

19h: Jeza da Pedra

20h: Mariwô b2b Galo Preto (Rebola)

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1109-ufrj-e-bndes-darao-novo-papel-cultural-ao-canecao
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1107-rio-60-1-edicao-no-rio-de-janeiro