Família Gracie: Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Devido a sua importância para a “Cidade Maravilhosa”, os vereadores da capital decretaram a Família Gracie como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

A importância da Família Gracie para as artes marciais nunca foi questionada. Agora com o decreto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, feito pelo vereador Felipe Michel a linhagem do Jiu-Jitsu foi reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da “Cidade Maravilhosa”.

Com a lei sancionada, os políticos reconhecem a importância do Jiu-Jitsu adaptado por Carlos e Hélio Gracie no Rio de Janeiro. A arte suave foi difundida pela Academia Gracie da Avenida Rio Branco na capital carioca. O local recebeu pessoas comuns e membros importantes da alta sociedade que aprendiam sobre o estilo de vida da família.

Segundo o decreto, O Poder Executivo, através de seus órgãos competentes, apoiará as iniciativas que visem à sua valorização e divulgação, bem como suas competições na cidade do Rio de Janeiro”.

Justificativa apresentada pelo vereador Felipe Michel:

“A Família Gracie possui uma fundamental importância na história do esporte Mundial. Os mesmos criaram o Gracie Jiu-Jitsu, hoje também conhecido como Jiu-Jitsu Brasileiro, isto porque adaptaram a técnica japonesa original de modo que pessoas menores e mais frágeis dominassem adversários fisicamente superiores.

Toda a ascensão da Família Gracie teve seu ponto alto no Rio de Janeiro, quando Carlos Gracie fundou aqui sua academia em que surgiu o grande expoente Hélio Gracie, que inclusive desafiou a academia japonesa, surpreendendo todo o mundo com o primor da técnica demonstrada.

Depois de Hélio o legado Gracie é imenso, com conquistas e afirmação de um estilo único. Entre as conquistas está o fato de que a mesma foi quem criou o UFC – Ultimate Fight Championship, maior evento de lutas da história, que ainda faz um sucesso absurdo.

Como forma de reconhecimento e agradecimento à Família por dar ao Rio de Janeiro essa importância de ser o local escolhido para aprimoramento de uma arte marcial histórica, nada mais justo do que determinar a mesma como patrimônio imaterial.”

 

Fonte: Super Lutas

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1115-arruma-o-coreto-pode-se-tornar-patrimonio-imaterial-no-rio
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1112-rio-de-janeiro-oferece-entrada-gratuita-para-70-museus