Exposição ‘Nuvem’, de Floriano Romano

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Na sua sexta exposição individual, o artista Floriano Romano, pioneiro da relação entre som e artes visuais apresenta mais um trabalho sobre o ruído da natureza e sua relação com o espectador. 

 A exposição Nuvem apresenta uma instalação do artista composta por seus objetos sonoros retirados do cotidiano. Desta vez guarda chuvas sonoros, que irradiam o som da chuva formam uma instalação no teto do Espaco Furnas Cultural que pode ser percorrida e fruída pelo público. A instalação possui diferentes sons de chuva na sua composição utilizando o som de forma espacial e criando uma nuvem sonora.

 Romano é artista visual trabalha desde 2000 no Rio de Janeiro. Ja ganhou diversos prêmios com suas instalações e objetos sonoros, entre eles o Prêmio Marcantonio Vilaca da Funarte em 2012 e o Prêmio CCBB Contemporâneo em 2015. Partcipou da Residência Hobra Brasil – Holanda em 2016 e foi bolsista dos Ateliers da Lada em Portugal no ano 2000.

 SOBRE A EXPOSICAO NUVEM

 A exposição trata da possibilidade de uma escuta atenciosa do Ruído, através de uma nuvem de sons simultâneos de chuva que se irradiam de guarda-chuvas sonoros dispostos no teto da galeria do Espaço Furnas Cultural. A nuvem de ruído nos apresenta várias frequências de forma simultânea que passam a coexistir com sua ressonância. A audição da “chuva” nos aproxima da memória e das imagens que ela evoca quando tentamos nos terriotorializar no espaço.

 MINIBIO

Floriano Romano é pioneiro em obras que mesclam instalações, performance e rádio em espaços urbanos. Criou o programa de rádio “O Inusitado” no Rio de Janeiro, condensando um excelente imaginário sobre o som, tanto nas artes plásticas como na música e na poesia de 2002 a 2004. Trabalha com objetos sonoros, instalacoes e intervenções urbanas. Em 2016 fez duas Exposições individuais, Errância no Centro Cultural Banco do Brasil onde microfonou o corpo de varios acionistas para realizar gravações de campo na noite da cidade do Rio de Janeiro, e Muro de Som, uma casa sonora com objetos criados para o Parque das Ruinas, e participou da Residencia HOBRA- Holanda Brasil, no Rio de Janeiro.

Em 2015 ganhou o Prêmio CCBB Arte Contemporânea e participou da exposição do Prêmio Marcantonio VIlaça do SESI no MAC/USP e da TRIO Bienal de Escultura no Centro Cultural Banco do Brasil. Em 2013 realizou a exposição individual SONAR, na Casa de Cultura Laura Alvim. Em 2012 ganhou o premio Marcantonio Vilaça da Funarte com a obra Chuveiros Sonoros e o Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea com a exposição “A Cidade Sonora” uma reuniao de gravacoes de cidades do mundo todo enviadas por artistas e nao-artistas que soava como ruido urbano.

Exposição NUVEM

Artista: Romano

Quando: Abertura para convidados dia 16 de agosto de 2018, às 19h.

Onde – Espaço Furnas Cultural – Rua Real Grandeza, 219, Botafogo – Rio de Janeiro

Visitação: Terça à sexta, das 14h às 18h, e sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h. Não há necessidade de ingresso para exposições.

Período: De 16/08 a 14/10

Fonte: Sopa Cultural

Tags: Exposição ‘Nuvem’, de Floriano Romano

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1130-feira-de-sao-cristovao-recebe-batalha-de-quadrilhas
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1128-sesc-rj-atividades-sociais-e-grandes-shows-com-ingressos-solidarios-no-mes-de-agosto