Exposição Send in the Clowns no foyer do Theatro Net Rio

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Exposição da artista plástica Márcia Lana acontece no foyer do Theatro Net Rio e terá o mundo circense como tema.

Send in the Clowns é a nova coleção de pinturas da publicitária e artista plástica Márcia Lana, formada pela Escola de Belas Artes e pelo curso de Cultura Visual Contemporânea do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A nona exposição de Márcia terá 15 telas, com cores e pinceladas fortes – sua marca registrada -, inspiradas em palhaços e personagens circenses, mágicos e humanos!

A inspiração para o nome da mostra, que será lançada dia 14 de agosto, das 19h às 22h,  no foyer do Theatro Net Rio, em Copa, e ficará aberta ao público de 16 de agosto a 9 de setembro, veio de uma explicação que o diretor teatral Claudio Botelho fez ao apresentar a música “Send in the Clowns”, de Stephen Sondheim, no seu espetáculo “Versão Brasileira”.

“Adoro pintar retratos, transformar desconhecidos em personagens. E o circo me trouxe inúmeras possibilidades. O palhaço, principalmente. Tem um lado misterioso, outro doce, sacana, dramático… Ele me dá a liberdade de fazer um retrato que não é ninguém. Ele é o que o personagem que a gente cria”, diz  Márcia.

Numa tradução livre, “Send in the clowns” quer dizer “Que Entrem os Palhaços!”: um suposto jargão do mundo circense e do teatro. A expressão era muito usada quando acontecia algo novo ou inesperado durante uma apresentação – normalmente desastres, como a queda de um acrobata ou um número excepcionalmente mal apresentado.

Então, para distrair a atenção do público, enquanto o problema era resolvido, os palhaços entravam em cena!

São 15 pinturas a óleo sobre tela, com pinceladas fortes, cores vibrantes e contrastantes, numa coleção cheia de personalidade.

“Em alguns quadros, saio do retrato e vou para os objetos. A verdade é que o circo sempre me rondou em várias fases da vida”, conta.

O trabalho em família é outro ponto alto da exposição. A mostra, a terceira individual da artista, conta com os talentos dos filhos de Márcia, acostumados a trabalhos em grandes espetáculos teatrais e musicais de sucesso. Aproveitando tudo isso, a designer Barbara Lana fez toda a comunicação visual da mostra. Já Natália Lana cuida da parte de cenografia e montagem da exposição. Kadu Lobato trabalha na produção. E o marido da artista, o também publicitário Eduardo Cruz, cuida da parte comercial.

O coquetel de lançamento contará a presença de amigos, convidados e formadores de opinião. Artistas circenses ajudarão a reforçar o clima circense.

“O mais bacana é que o ‘Send in the Clowns’ não precisa acabar nesta exposição. É uma ideia que pode continuar, se estender em outas mostras, rodar outros lugares, o país. O circo está ao perto de mim e da minha família o tempo todo. Meus filhos já trabalharam em montagens de musicais relacionados ao tema e até na cenografia de um circo. Por que não devo, então, aproveitar e mergulhar nesse universo tão rico? ”. Criatividade e talento não vão faltar.

Márcia Lana

A artista plástica é formada pela Escola Nacional de Belas Artes e pelo curso de Cultura Visual Contemporânea do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Participou do curso Creative Problem Solving, pela University of Buffalo, em Nova Iorque. Como Diretora de Arte, durante anos, trabalhou em diversas agências de Publicidade , entre elas J. W. Thompson, Standard Ogilvy & Mather,  Publicis Norton, entre outras. Atualmente, se dedica à pintura trabalhando em seu próprio estúdio, o Atelier Codorna.

SERVIÇO SEND IN THE CLOWNS:

Local: Foyer do Theatro Net Rio (Rua Siqueira Campos, 143, Copacabana)

Dia e hora da Inauguração:  14 de agosto, das 19h às 22h

Visita da exposição: / De 16 de agosto a 9 de setembro (quinta a domingo, das 15h às 18h)

Fonte: Sopa Cultural

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1136-exposicao-macacos-robos-furacoes
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1134-exposicao-colapsos-na-galeria-simone-cadinelli