Monte seu Plano de Estudos para o ENEM

 O primeiro passo é montar um planejamento, definindo o seu objetivo e suas metas. Vem com a gente que hoje nós vamos te dar dicas de como fazendo o seu plano de estudos e mandar bem no Enem!  

 

Planejar os estudos é um dos passos mais importantes na sua caminhada para conquistar o diploma. Mesmo com o conteúdo do colégio, é importante tirar algumas horinhas do dia para dar aquela revisada e fixar melhor os conteúdos das provas. Hoje nós separamos algumas dicas para você montar o seu plano de estudos. E se você quer se atualizar pra mandar bem no Enem.

Defina um objetivo

 Sim, seu objetivo é passar no Enem, nós sabemos. Mas você já pesquisou sobre as notas de corte, ou possíveis universidades? Isso é muito importante para definir o seu objetivo e nortear os seus estudos. Quando se tem um objetivo definido, ele funciona como um mapa que te leva ao local desejado. Tudo fica mais fácil. É importante saber: Notas de corte, Peso das questões, demanda pelo curso e os possíveis locais para estudar. Então comece a pesquisar!

Planeje a forma de estudo

Faça uma lista com as matérias que você precisa estudar, defina os assuntos mais importantes e monte um calendário de estudos com metas. Calcule quantos meses você terá até a data do vestibular, quantos dias da semana pode se dedicar aos estudos e por quantas horas diárias. A cada dia da semana você pode se dedicar a um conteúdo ou ainda dividir as horas de estudo por assunto. Além disso, deixe um tempo maior para as matérias que você tem mais dificuldade. Por exemplo:

Você tem 5 temas de história para estudar;

E vai dedicar 5 dias da semana para isso;

A cada dia você pode se dedicar a um deles por, por exemplo, 3 horas.

Lembre-se de traçar metas. Não adianta dizer que vai estudar 8h seguidas, ou durante todos os 7 dias da semana. Metas absurdas só vão te deixar cansado e desmotivado e assim o estudo não rende. E claro, é importante deixar um tempo para descansar entre um conteúdo e outro. Tire pausas pequenas de 10 minutos para ouvir uma música ou fazer um lanche. Isso ajuda a distrair a mente e dá mais gás para estudar.

Mantenha um foco

O foco é parte mais importante do planejamento. É preciso seguir tudo o que foi planejado. Caso deixe de estudar um dia, tente recuperar o tempo perdido. Mas nunca deixe de estudar um conteúdo. Todos são importantes para a prova.

Monitore os resultados

Refaça provas antigas cronometrando o tempo para ver o quanto já evoluiu. Use a internet ao seu favor, procure exercícios sobre os conteúdos. Essa é uma ótima forma de treinar e monitorar os resultados, além de fixar o conteúdo que já foi aprendido. Assim, você pode ver os conteúdos que já dominou e pode focar nas matérias que tem mais dificuldade.

E lembra da listinha que você fez no planejamento? Na medida que o ano for passando, revise os conteúdos mais antigos para ter certeza de que você não está esquecendo nada.

Fique atento às datas e notícias importantes

Acesse portais de notícia sobre o Enem e fique atento às datas de inscrição e outras informações importantes para a prova. Aqui no Caderno do Enem você encontra tudo que precisa para mandar bem no Enem e garantir a sua vaga na faculdade!

Portanto, lembre-se dos passos: Definir um objetivo, planejar, monitorar os resultados. E é importante destacar que o plano de estudos precisa ser versátil e em determinados momentos é preciso dar mais atenção pra determinadas áreas.

Com essas dicas fica bem mais fácil para você se organizar e correr atrás do seu sonho.

 

FONTE: CADERNO DO Enem

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1188-inscricoes-para-o-premio-professores-do-brasil
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1186-eca-de-queiroz-audiolivros