Fresco de Leonardo da Vinci Encontrado Escondido em Outra Pintura

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Uma equipa de investigadores acredita ter descoberto vestígios de um fresco pintado por Leonardo da Vinci, escondidos debaixo de uma obra de Giorgio Vasari, em Florença, Itália. Suspeita-se de que se trate de uma obra dada como perdida há séculos.

Há 30 anos que o investigador Maurizio Seracini procura uma obra de Leonardo da Vinci, "A Batalha de Anghiari", dada como perdida há séculos. Segundo Seracini, os vestígios encontrados no Salão Quinhentista do Palácio Velho de Florença poderão corresponder à obra desaparecida do génio renascentista.

"Estamos ainda numa fase preliminar da investigação e há muito trabalho pela frente para resolver o mistério, mas as provas mostram que estamos a procurar no sítio certo", disse o responsável pela equipa de investigadores.

Em causa está uma obra encomendada a Leonardo da Vinci no início do século XVI e que o pintor terá abandonado um ano depois de a começar. Da Vinci estaria então a fazer um fresco sobre a Batalha de Anghiari.

Graças a um radar e uma sonda com uma microcâmara, os investigadores detetaram um espaço vazio entre a pintura de Vasari e o muro posterior e descobriram pigmentos de tinta que muito dificilmente pertenceriam à tinta de uma parede normal.

Um dos indícios que motiva os cientistas são os pigmentos encontrados, que têm uma composição química idêntica aos das obras "La Gioconda" e "São João Baptista".

O presidente da Câmara de Florença está convicto de que é mesmo o fresco perdido de Da Vinci que está atrás da obra de Vasari e que a tecnologia irá permitir apreciar as duas obras. "Mas se tivesse que escolher, escolheria o Leonardo", rematou.



Fonte: Jornal de Notícias

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/645-festa-internacional-da-francofonia
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/643-mostra-tutto-fellini-chega-ao-rio