Por que a Temperatura do Nosso Corpo é 37 °C?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Explicação sobre a temperatura do nosso corpo.

Não é por acaso: a maioria dos animais de sangue quente (aves e mamíferos) também mantêm a temperatura corporal entre 35 e 40 °C. É uma vantagem evolutiva: manter o corpo nessa temperatura nos dá explosão muscular e velocidade de reação em qualquer clima. Se a gente tivesse que esperar se adaptar à temperatura ambiente para se mexer, nosso organismo seria sempre retardatário.


Quem regula nossa temperatura é uma parte do cérebro chamado hipotálamo - ele é uma espécie de termostato do nosso organismo, sempre ajustado entre 36,6 e 37 °C. Se ele não fizesse esse controle, seriam afetadas a velocidade das reações químicas e a atividade das enzimas envolvidas no metabolismo. Ou seja, nosso organismo poderia entrar em pane.

Uma temperatura corporal acima dos 45 °C pode fazer as proteínas cozinhar, alterando sua configuração de forma a lesá-las ou matá-las. Já o frio extremo pode levar à formação de cristais de gelo no corpo, lesando mecanicamente as células e alterando a concentração do líquido restante. Uma consequência é o congelamento das extremidades do corpo (mãos e pés, principalmente) e, em casos extremos, ataque cardíaco.

Para manter a temperatura constante, a evolução nos dotou de alguns truques. Para liberar calor, o principal mecanismo é a transpiração, cujo objetivo é refrescar a pele. Durante uma exposição prolongada ao frio, a estratégia é ficar arrepiado e tremer, tentativas de manter a temperatura.

 

Fonte: Super Interessante

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/744-turbinando-o-cerebro
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/742-termina-hoje-o-prazo-de-pagamento-da-taxa-de-inscricao-no-enem