Os Males que as Vitaminas podem Causar no Organismo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Se consumidos de maneira exagerada, vitaminas e sais minerais podem fazer estragos

Que as vitaminas e os sais minerais são parte importante de uma dieta para um corpo saudável todo mundo sabe. Mas nem sempre fica claro para as pessoas que exagerar na dose pode não trazer benefício algum – ou, pior, pode até prejudicar o organismo.

É o caso, por exemplo, da vitamina C, que, dentro do nível recomendado, reforça a imunidade, ajuda na cicatrização e na absorção do ferro, mas, se consumida exageradamente, pode provocar cálculos renais, distúrbios gastrintestinais, alterações no fluxo menstrual e incômodo na bexiga.

Esse quadro tem nome, vitaminose, ocasionado, muitas vezes, pelo excesso de alimentos com determinada substância associado a suplementos tomados de maneira desregrada. O problema é retratado na pesquisa da revista Consumer Reports para a edição de setembro, que revela dez perigos surpreendentes a respeito de vitaminas e suplementos.

O texto mostra que não é só porque vitaminas e minerais são produtos naturais que eles são livres de riscos. Além disso, o estudo afirma que, na maioria das vezes, uma alimentação equilibrada e saudável já é suficiente para suprir todas as necessidades de vitaminas e minerais do organismo.

 A tabela a seguir traz algumas das vitaminas e minerais essenciais para o corpo, mas que, se consumidos sem controle (em forma de alimentos ou de remédios), podem piorar a saúde. Os valores são os indicados para o consumo diário de um adulto, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

Fonte: Exame

 

 

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/795-revista-mad-completa-60-anos
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/793-bacteria-aumenta-a-inteligencia